Empreendedora faz ensaio para mostrar empoderamento e descontruir preconceitos contra mulheres plus size
1 de setembro de 2021Jovem diagnosticado com câncer pede ajuda financeira para vencer a doença
1 de setembro de 2021Para Raílson Gomes, é muito gratificante o reconhecimento do seu trabalho e sempre agradece a Deus e os amigos que o apoiam, e aproveita para deixar uma mensagem motivadora para todos
O artista de 12 anos, Raílson Gomes, portador de uma deficiência rara, Artrogripose Múltipla, é morador da cidade de Parintins (no Amazonas) e desde os 6 anos de idade, inspirado pelo tio, despertou o interesse para desenhar. No início, suas artes eram de desenhos animados e feitas a lápis, onde o mesmo usava as folhas de seu caderno para expressar o seu dom.
Estudante do 7º ano da rede municipal, em um determinado dia, representantes do Liceu de Artes de Parintins visitaram sua escola atrás de crianças para fazerem cursos e claro, que o sonhador artista logo pegou a ficha para fazer a inscrição e sempre com o apoio de sua mãe, iniciou o curso.
Apesar de morar distante do centro, onde fica o Liceu de Artes, a mãe dele jamais o deixou desistir dos seus sonhos e o levava na garupa de sua bicicleta para o curso.
Em 2019, saiu na Marujada do Boi Caprichoso e participou da sua primeira exposição de arte contemporânea no Liceu.
Devido a pandemia, o curso deu uma pausa, mas ele continuou a fazer suas artes em casa e no dia 14/03/2020, consegue vender sua primeira obra.
“Eu fiquei muito feliz, não pelo dinheiro que ele recebeu, mas pelo reconhecimento do trabalho do meu filho. Ele merece muito, é muito esforçado e dedicado. Faço de tudo por ele, ele me inspira e motiva todos os dias.” – afirma Lucinei Carvalho, mãe.
Em março deste ano, começa a participar do projeto cultural “Arte de Curumim” do artista Glaucivan Silva, tendo o seu primeiro contato com tela e tinta, desenvolvendo para a sua primeira exposição de tela, a pintura em preto e branco, de uma Índia com sua preguiça fugindo do fogo, arrancando elogios de seu professor:
“Agradeço a Deus, por colocar em nossas vidas pessoas como Raílson, pessoa guerreira, forte, com determinação e foco. Ele nos mostra que somos limitados, fracos e perdedores quando desistimos da caminhada. Muito obrigado por nos ensinar!” – afirma Glaucivan
Com o fim do curso, Raílson resolve continuar usando o dom que Deus lhe deu, mais a ajuda de seu amigo Glaucivan, para pintar uma nova tela, porém desta vez colorida.
Intitulada de “A Pureza da Mulher Indígena”, tendo a inspiração na beleza destas mulheres guerreiras junto com o pedido de resistência aos Povos Originários, a obra ganhou rapidamente tamanha repercussão, que logo foi vendida.
Para Raílson, é muito gratificante o reconhecimento do seu trabalho e sempre agradece a Deus e os amigos que o apoiam, e aproveita para deixar uma mensagem motivadora para todos:
“Nunca vá pelo caminho mais largo, tudo que vem fácil, vai embora fácil. Não tenha medo do que a sociedade vai pensar de você, o preconceito está aí, mas é você quem vai decidir como vai lidar com isso. Eu respondo com minha arte, dedicação e força de vontade. Sou persistente e vou estudar muito para dar o melhor para a minha família. NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS!”
A X-9 Paulistana deseja muito sucesso a esse artista inspirador e sem dúvidas, aprendemos com essa matéria, que não existe limite para quem quer sempre vencer na vida. Obrigado Raílson Gomes!
ᨊᨉᨊᨉ CARNAVAL 2022: ARAPUCA TUPI – A RECONQUISTA DE UMA TERRA SEM DONO! ᨊᨉᨊᨉ
www.x9paulistana.com.br
Texto: Leandro Nascimento / Comunicação X-9 Paulistana
Fotos: Divulgação