Após 1 ano e meio, Comitê define fim do toque de recolher em Parintins
16 de setembro de 2021Saullo Vianna envia 84 requerimentos solicitando infraestrutura, segurança, saúde e educação para Itacoatiara
17 de setembro de 2021Muitas cidades, e até países que investiram pesado na arte e nos artistas, hoje esses lugares vivem exclusivamente do turismo, em suas cidades as esculturas estão por todos os lugares. Parintins pode ser uma referência artística e cultural permanente e tornar-se uma cidade muito mais turística, também.
O Artista renomado Glemberg Castro diz: “Parintins é uma referência artística muito grandiosa, não só no Brasil, mas no mundo, falta oportunidade mais um apoio pra gente transformar essa cidade numa cidade muito mais apresentável e muito mais cultural, tem vários lugares, pra transformar essa cidade muito mais turística”.
Já era para acontecer, o momento real da arte em Parintins esse momento precisa chegar e ficar.
Nossos artistas precisam de apoio e oportunidades. Parintins, terra dos artistas, mas não encontramos suas obras pela cidade.
O Artista Iran Martins, autor das belas esculturas próximas ao aeroporto, que estão sendo executadas graças à Lei Federal Aldir Blanc, ele diz: “Nossa cidade terra dos artistas como é conhecida, a gente anda aqui pela nossa cidade e o que a gente encontra, nenhuma obra de arte pela cidade? Já pensou, nossa cidade aqui é tão grande, vários espaços aqui poderiam ser contemplados com obras, seria importante até para própria valorização dos artistas”.
As esculturas espalhadas em áreas públicas de nossa cidade, serão grandes atrações para os turistas e também para nós que somos parintinenses e vivemos aqui.
Temos praças logradouros públicos e não temos obras de arte nesses lugares
Nosso conterrâneo parintinense artista Afonso Moura, diz: “Parintins terra dos artistas conhecida no Brasil todo, mas quando as pessoas vêm visitar, mas quando as pessoas vêm visitar Parintins, não se deslumbram com as artes tão faladas, as obras, principalmente as esculturas, nas praças, nos logradouros públicos, tem praças, mas tem esses monumentos, as esculturas que possam atrair mais o turismo.”
Nossos artistas têm sim a capacidade de fazer do turismo uma grande, popular e democrática fonte de renda, gerando o sustento de suas famílias e de muitos parintinenses o ano inteiro.
Essas esculturas já deveriam existir há muito tempo. A arte é necessária para o ser humano diz um dos ícones da arte parintinense, o artista Josinaldo Matos
Esse contato direto com a arte pode acontecer de várias formas, o embelezamento da cidade, o paisagismo, as esculturas, que marcam nossa história a nossa identidade.
Por Juscelino Melo Manso, parintinense, advogado, presidente da OAB/Parintins ex-vereador presidente da câmara
Fotos: Justino Guimarães
Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=eOfHiojiin4