Márcia Baranda solicita transporte semanal de leite materno para Manaus e capacitação para tratar acidentados por animais peçonhentos
3 de agosto de 2021A caminho de Parintins, aplicativo de Transportes URBANO NORTE realiza cadastramento de motoristas
3 de agosto de 2021A Vereadora ressaltou que o Município de Parintins, dentro deste contexto, já recebeu pelo FUNDEB mais de 321 milhões de reais desde 2016 até os dias de hoje
Em pronunciamento na Sessão Ordinária desta terça-feira, 03 de agosto, a Vereadora Brena Dianná (PSD) discorreu na tribuna sobre os mais de 321 milhões de reais destinados para a educação do Município.
Anualmente os Municípios podem aplicar no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) da receita resultante de imposto na manutenção e desenvolvimento do ensino. A efetivação de tal regra é efetivada pelo FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação).
A Vereadora ressaltou que o Município de Parintins, dentro deste contexto, já recebeu pelo FUNDEB mais de 321 milhões de reais desde 2016 até os dias de hoje, sendo que em 2020, ano pandêmico no qual as escolas foram paralisadas, os repasses somaram R$ 50.945.017,33. E até junho deste ano, já foram repassados R$ 40.880.913,81.
“É difícil concretizar um panorama para a utilização e distribuição de tais valores, uma vez que a realidade da educação no Município pouco se alterou desde 2016 dentro do quesito qualidade de ensino, remuneração dos professores ou na infraestrutura educacional do município apesar dos vultuosos repasses do FUNDEB, tanto é verdade que o INEP ao mensurar o aprendizado dos alunos em níveis de acordo com a escala do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB, atribuiu a Parintins NIVEL 4, vale ressaltar que a escala vai até 9, e tal avaliação verifica a proficiência dos alunos em português e matemática, já na Prova Brasil os alunos do município obtiveram media 5,7, ainda muito distante dos estados mais desenvolvidos do país”, discorreu.
Diante do cenário apresentado e ciente que permitir o acesso ao conhecimento a todos os munícipes é uma forma de ajudar a superar a realidades das desigualdades, é necessária uma verdadeira revolução, uma vez que as metodologias educacionais evoluíram e, hoje, são experimentais e multidisciplinares.
Para Brena Dianná, é necessário fazer mudanças nas metodologias educacionais, desenvolvidas, inclusive, por gigantes da tecnologia como GOOGLE, MICROSOFT, que há anos vem alterando e modificando a sociedade em escala mundial, hoje inovam nas formas de aprender e ensinar aliados a gameficação, programação, virtualização, espaço maker, e realidade aumentada.
No dia 30 de julho, a parlamentar prestigiou a inauguração do Centro Educacional de Tecnologia e Robótica no município de Maués, o primeiro do Norte do Brasil. Esse projeto foi desenvolvido com recursos próprios da Secretaria de Educação do Município de Maués em parceira com gigantes da tecnologia mundial, que permitirá a promoção do desenvolvimento da educação de forma mais justa e sustentável.
Dessa forma, a parlamentar apresentou uma Indicação para que a Prefeituras junto com a Secretaria de Educação de Parintins pudesse promover a criação e desenvolvimento de um programa de cursos de linguagem de programação, robótica, informática básica e espaço maker para a rede de educação básica.
Por Mayara Carneiro / CMP