Ausência de Investimentos, Faz Interior Encolher Cada Vez Mais
13 de agosto de 2021Boi Garantido recebe integrantes da Velha Guarda para um confraternização
14 de agosto de 2021“Devemos construir um cenário mais justo e compatível com a realidade dos nossos professores”, afirma a parlamentar
A vereadora Brena Dianná (PSD) solicitou uma Audiência Pública com a participação da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Educação e a participação da sociedade civil organizada para tratar do Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração do Magistério da Prefeitura Municipal de Parintins, bem como a revisão salarial do pagamento dos professores, adicionais, bonificação por resultado qual seja, 14o, 15o e 16o salário aos professores das escolas que superarem as metas projetadas pelo MEC.
“É uma política pública cuja diretriz é construir a promoção do reconhecimento dos profissionais do magistério, tentando elevar o desempenho dos estudantes nas avaliações externas, promovendo também melhorias na qualidade da educação pública da rede municipal de ensino”, afirma a vereadora.
Brena mencionou que na última semana apresentou na Câmara uma planilha versando sobre os últimos investimentos do FUNDEB, valores somando mais de 321 milhões, bem como os números do Índice da Educação Básica de Parintins.
“É inegável certos avanços, todavia os resultados alcançados pelas escolas é bastante irregular de acordo com a meta estabelecida pelo IDEB. É lícito utilizar até 30% dos recursos do FUNDEB em investimentos na rede de educação. Dessa forma devemos utilizar esses valores de forma efetiva, a realidade de muitas escolas na região de várzea é deplorável. O que não queremos para os nossos filhos, não queremos para os filhos de ninguém”, ressalta a parlamentar.
Brena relata ainda que muitos professores saem de suas casas, do seu conforto, deixam suas famílias pra darem aula nas comunidades rurais e ficam alojados em casas improvisadas e em condições não favoráveis. “E ainda é custoso demais para esse professor pois utilizam os recursos que tem para manter e fazer reparos nas casas em que vivem”, enfatiza.
Através da audiência Brena pretende levantar a discussão sobre a realização do Concurso Público para professores. Parintins está há 16 anos sem qualquer Concurso Público, pois o que temos é Processo Seletivo Simplificado. “Devemos construir um cenário mais justo e compatível com a realidade dos nossos professores”, declara Dianná.