Vereadora apresenta PL para o fornecimento de absorventes para mulheres de baixa renda
17 de maio de 2021Márcia Baranda coloca seu mandato a disposição da rede de proteção sexual em Parintins
17 de maio de 2021A Gleba de Vila Amazônia pode ser o caminho para o desenvolvimento de Parintins. Sem diminuir a importância de outras regiões em nossa área rural, como Uaicurapá, Mamurú, Caburi, Mocambo e as áreas de Várzea, a Gleba de Vila Amazônia estrategicamente é uma área muito promissora e mostra ser o caminho para o desenvolvimento de nosso município.
Existe a necessidade urgente do Poder Público Municipal assumir o comando dessa área sob pena de perdermos o controle no crescimento da mesma. Ora, para isso existe uma lei municipal que autoriza o município a receber essas terras, através dessa lei nº 406/2007, trata-se de uma área superior a 2.176.053,6587m2, são mais de 2milhões de metros quadrados.
Um crescimento desordenado é extremamente prejudicial à economia, ao desenvolvimento e ao meio ambiente, além de transformar essa área tão nobre em uma favela, com invasões irregulares constantes.
Muito importante a pavimentação da estrada que liga a comunidade de Santa Maria da Vila até a região da Valéria, mas é necessário um trabalho eficiente focado na organização da ocupação do solo, como continuidade do trabalho que o INCRA fez e que precisa ser efetivado, é preciso dar apoio ao trabalhador do campo, com educação voltada para vocação da área, o setor primário.
Os investimentos devem ser realizados em conjunto e não isoladamente, sob pena de ocorrer o desequilíbrio social. Apenas asfaltar a estrada não resolve o problema, pelo contrário esse investimento isolado, sem o trabalho de base, no setor primário, na educação, saúde e segurança, pode gerar um grave problema social.
O projeto de assentamento que em parte já alcançou sua finalidade estabelecida na Lei Federal nº 8.629/93, com as devidas modificações feitas pela lei nº 13.465/2017, praticamente já foi encerrado e aguarda a manifestação do Poder Público Municipal. Esse projeto gerou seus efeitos diante do grande investimento financeiro já realizado, e crescimento, organização e desenvolvimento a partir de agora, só será possível se o Poder Público Municipal assumir o comando dessa área nobre, tão importante para o crescimento de Parintins.
por Juscelino Melo Manso