Márcia Baranda pede informações sobre projeto do Museu do Boi-Bumbá
13 de abril de 2021Projetos de proteção social são retomados em Barreirinha
13 de abril de 2021Parte dos internautas prefere o rio Amazonas como plano de fundo do letreiro. Outros afirmam que o local ficará bonito e a ideia do letreiro (próximo ao muro do porto) é ser um cartão postal da cidade, uma espécie de boas vindas a quem chega pelo rio. Artistas da nossa terra dão forma à escultura que, além das letras, terá um coração, estrela e os bois Garantido e Caprichoso.
A Posição do letreiro de Parintins, que tem como plano de fundo um muro do porto da cidade, causa discussão nas redes sociais. Parte dos internautas que moram na Ilha Tupinambarana prefere o letreiro ‘de costa’ para o rio, a exemplo de outras cidades da região, como: Maués, Barreirinha e Nhamundá.
De acordo com o servidor público Reandro Azedo, não existe painel que substitua o majestoso Rio Amazonas e o por do sol ao fundo. “Colocaram como plano de fundo um muro feio e Sujo, por que não utilizaram como plano de fundo nosso Rio Amazonas? A ideia do Projeto foi boa, porém erram no posicionamento do Letreiro, ainda dá tempo de reverter essa escolha!”, opinou Reandro.
Cartão Postal
Segundo jornalista Daniel Sicsú, que é subsecretário de comunicação da prefeitura de Parintins, o letreiro foi posicionado no porto para ser uma espécie de cartão postal da cidade. “Quem vem chegando na cidade pelo porto consegue ver bem a estrutura que está sendo montada. E, diga-se de passagem, além do letreiro, o espaço também terá umas esculturas e ficará bem bonito. Com o letreiro de costas pro rio e valorizando o pôr do sol, muita gente não conseguiria fazer foto legal. O céu sairia estourado e só pegaria foto bacana quem utilizasse uma câmera com flash potente”, disse Daniel.
“Acho que a ideia do letreiro é ser um cartão postal de nossa cidade, uma espécie de boas vindas a quem chega pelo rio. Vai ficar bem bonito e um espaço bastante frequentado pelas famílias durante as tardes. Não precisa ficar comparando Parintins com outras cidades. Temos nossas peculiaridades, não somos iguais a ninguém. Deixem de ser chatos!”, ressaltou o jornalista.
Sugestão
O jornalista Evair Lopez afirma que o letreiro “ficaria bacana” na orla próxima a praça do Sagrado Coração de Jesus.
Obra
A exemplos de diversas cidades turísticas no Brasil e no mundo, Parintins vai ganhar um letreiro com a frase “Eu Amo Parintins” com arte estilizada na cultura parintinense. A obra é criada pelo artista Miguel Carneiro e é executada no porto da cidade com previsão de inauguração até o final de abril.
De acordo com reportagem do portal Parintins 24 horas, sete pessoas dão forma à escultura que, além das letras, terá um coração, estrela e os bois Garantido e Caprichoso. O monumento terá 11 metros de comprimento e 3,5 metros de altura. Uma estrutura de ferro modelada em concreto. Desde dezembro de 2020 o trabalho é realizado e chega à fase final esse mês. O projeto é beneficiado pela Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura do governo federal.
“O objetivo do projeto foi instalar na cidade de Parintins um espaço de apreciação para população, um espaço que a população pudesse ver o amor e Parintins ter esse gesto de homenagem a tudo aquilo que nós sentimos pela cidade”, disse Miguel, apontando para sua dedicatória para a cidade que é considerada uma “Terra de Artistas”.
Segundo Miguel, a área do porto de Parintins será toda ornada por arte, uma vez que, além do letreiro, também vai receber esculturas e pinturas frutos de dois outros projetos dele. Para o parintinense, é preciso deixar a cidade mais artística e valorizar o artista parintinense.
“A importância da arte em si, em Parintins, classificar produções artísticas que são feitas mundialmente e trazer um pouco dessa arquitetura moderna para Parintins. A arte precisa ser muito mais valorizada na cidade. Muito mais além do que a própria cultura. Quando a gente incrementa esculturas na cidade, esse projeto arquitetônico das esculturas no porto da cidade, a gente está, não só embelezando a cidade, o espaço do porto, mas a gente está colocando na mente das pessoas a mentalidade que a gente precisa valorizar a própria arte”, ressaltou.
Além do projeto do letreiro, Miguel Carneiro também conseguiu aprovar mais três obras junto à Lei Aldir Blanc, que são executados simultaneamente na cidade. São elas: Muralismo em Parintins, Monumentos Artísticos em Parintins e Estamparia Artesanal – oficina de pintura para adolescentes.
Fotos: Gilson Almeida