Babá Tupinambá inicia projeto “FALA MEU POVO” com apelos para recuperação de iluminação e vias públicas
10 de abril de 2021Posição do letreiro de Parintins causa discussão nas redes sociais
13 de abril de 2021A vereadora Márcia Baranda (MDB) apresentou requerimento nesta terça-feira à Empresa Estadual de Turismo do Amazonas – Amazonastur, solicitando informações sobre a construção do Museu do Boi Bumbá de Parintins. O projeto foi criado para fortalecer as atividades culturais, guardar a história, perpetuar a memória, preservar a cultura e as expressões artísticas do povo parintinense.
“Em novembro de 2019 tivemos o anúncio da Amazonastur sobre a construção do Museu do Boi-Bumbá, com a felicidade de termos na frente uma parintinense apaixonada por sua cidade, Roselene Medeiros. Um projeto ousado que destaca o Festival Folclórico como manifestação cultural fundamental para a economia de Parintins e a geração de renda para milhares de artistas e comércio local”, exaltou.
A vereadora lembrou que o Boi Bumbá de Parintins tem o título de Patrimônio Cultural do Brasil e é um produto turístico em potencial. “O turismo é uma atividade geradora de emprego e renda que estimula o empreendedorismo da população e o aproveitamento dos nossos potenciais turísticos”, avalia.
Márcia lamentou os prejuízos que a pandemia impôs ao festival e aos artistas que ficaram sem opção de trabalho, muitos tiveram que se reinventar e os projetos em andamento com apoio do governo foram importantes para ajudar os que vivem da arte. “O projeto do museu tem a proposta de movimentar a economia porque será executado com uma emenda da bancada amazonense no Congresso Nacional no valor de R$ 12,5 milhões, do senador Omar Aziz”, ressaltou.
Pela proposta o museu terá 2.004m2 de área construída e abrigará acervo da cultura e arte parintinense, com ambientes para apresentação de shows, recepção, bilheteria e biblioteca. O pedido de informações visa saber em que fase está o projeto, já que na época a Amazonastur anunciou contratação de especialistas, museólogos, arquitetos e engenheiros para a construção.
A proposta apresentada já foi avaliada como tecnicamente viável no Ministério do Turismo e o prazo para ser aprovada em definitivo é em agosto deste ano. Márcia observou que a pandemia vem estabelecendo novos prazos e vários projetos sofreram atrasos. “Apesar do momento difícil, tenho certeza que projeto do Museu do Boi será um marco para nossa cidade e terá um papel importante para o conhecimento, a memória do nosso povo e vai promover a geração de emprego e renda na área cultural”, frisou.
Recapeamento
Por Assessoria de Comunicação