Parintins reduz toque de recolher e altera funcionamento de restaurantes e igrejas
23 de março de 2021Geraldo Sávio da Silva: um ano de falecimento da primeira vítima da covid-19 no AM
24 de março de 2021Por Phelipe Reis
No dia 24 de março de 2021, data em que Parintins (AM) já ultrapassa 300 óbitos pela Covid-19 e quando completa um ano da morte da primeira vítima no município, é lançada no Facebook a página “Gente que partiu pra ficar – Memorial Parintins”. A professora Chiara Reis, idealizadora do projeto, conta que a ideia surgiu por entender a importância de registrar as histórias das pessoas que tiveram a vida ceifada pela Covid-19, para que suas vidas não sejam reduzidas apenas a números.
A primeira vítima no município de Parintins é também a primeira morte decorrente da Covid-19 registrada no estado do Amazonas. Trata-se do comerciante Geraldo Sávio da Silva, 49, natural do Pará e morador de Parintins há mais de 20 anos. A morte de Sávio aconteceu, exatamente, treze dias após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado a pandemia do novo coronavírus. Sávio é a primeira pessoa homenageada na página “Gente que partiu pra ficar”, com um texto de autoria de Tatyana Vieira.
A professora Chiara explica que a página pretende ser um memorial construído coletivamente e que já está recebendo colaborações de pessoas que desejam homenagear amigos e familiares. “A recepção tem sido melhor do que o esperado. As pessoas demonstram bastante interessante e vão divulgando para outras pessoas, a procura tem sido grande. Antes mesmo de a página ser lançada já temos mais de 30 homenagens para serem postadas”, conta a professora.
O nome da página é inspirado na poesia “Sentei junto ao pé da roseira”, de autoria de Emerson Maia, também vítima da Covid-19. O texto de apresentação da página explica com mais detalhes e proposta do projeto: “Acreditando na importância de criar memórias e registrar um pouco da vida dessas mais de trezentas pessoas, nasce o projeto ‘Gente que partiu pra ficar – Memorial Parintins’. A proposta da página é ser um espaço virtual onde os afetos, as lembranças e as saudades se entrelaçam e se traduzem em palavras, numa tentativa de manter viva a memória dessas pessoas, cujos nomes e histórias não podem ser reduzidas a números e estatísticas.”
Pessoas que desejarem enviar algum texto para ser publicado na página, pode entrar em contato com a professora Chiara Reis pelo número (92) 992075761 ou escrever para o e-mail reischiara7@gmail.com.
*Phelipe Reis, jornalista, graduado em Comunicação Social / Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).