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18 de março de 2021A professora se despediu do comando da Coordenadoria Regional de Educação de Parintins, na semana passada, após dois anos no cargo. De 2019 a 2021 – Keyla incentivou a participação da rede estadual de ensino em projetos e concursos
A professora Keyla Nogueira, se despediu do cargo de coordenadora da Seduc em Parintins, no dia 12 de março deste ano. Na despedida – a educadora agradeceu a comunidade escolar pelo apoio e fez a prestação de contas dos dois anos de gestão no comando da rede estadual de ensino no município.
De 2019 a 2021 – Keyla incentivou a participação de estudantes e professores em projetos e concursos. No mesmo período – as escolas se destacaram pelos elevados índices de aprovação dos alunos.
De acordo com a professora, foi com o espírito de buscar sempre o melhor para a educação no município que ela e a sua equipe assumiram no dia 07 de março de 2019, o grande desafio de estar à frente da Coordenadoria Regional de Educação de Parintins.
“Profissionalismo, dedicação, empenho, competência, responsabilidade, resiliência e humildade são as credenciais dessa profissional e equipe. Foram dois anos de muito trabalho. Muitos foram os obstáculos que surgiram ao longo da caminhada, entretanto, apesar das adversidades, muitas foram as conquistas alcançadas, afinal, a qualidade na educação, a melhoria nas condições de trabalho e estudo de servidores e alunos, o diálogo, o tratamento humanizado, o “chão da escola” sempre foram prioridades para esta coordenação que esteve atuante de 07 de março de 2019 a 12 de Março de 2021 e deixa um legado para nossa educação parintinense”, afirmou Keyla Nogueira.
Confira a prestação de contas da CREP-SEDUC (2019-2021):
✍🏽 DEVOLUTIVA À SOCIEDADE:
– Valorização dos trabalhos pedagógicos das Equipes Escolares e Equipe CREP, por meio da divulgação das ações desenvolvidas, na página oficial da Coordenadoria Regional de Educação de Parintins e demais meios de comunicação;
✍🏽 REALOCAÇÃO EMERGENCIAL DE ALUNOS E FUNCIONÁRIOS:
– Realocação emergência dos alunos e funcionários da escola CETI Dep. Gláucio Gonçalves e posteriormente da Esc. Est. Tomaszinho Meirelles devido a problemas estruturais, possibilitando a continuidade de estudo e trabalho sem maiores prejuízos;
✍🏽 ÁREAS DE CONHECIMENTO:
– Fortalecimento e consolidação das Áreas de Conhecimento da coordenadoria para prestar apoios às coordenações das escolas.
✍🏽 GESTÃO DEMOCRÁTICA E HUMANIZADA:
– Estivemos literalmente no “chão da escola” conhecendo in loco os seus aspectos pedagógico, humano e físico e assim, conseguimos intervir nas mais diversas situações encontradas, orientando, apoiando aqueles que são os principais atores da educação: professores, alunos e demais servidores.
✍🏽 INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS E CONCURSOS:
– Oficinas em preparação às olimpíadas;
– Realização da Olimpíada de Matemática – mobilização da comunidade escolar para realização do evento em momento adverso;
– Realização da Olimpíadas de Língua Portuguesa – com premiação da Esc. Est. Sen. João Bosco a nível nacional;
– Participação de professores e estudantes em Feiras e premiações nacionais e internacionais;
– Aprovação recorde de projetos submetidos ao PCE em período adverso;
Adequação do formato de divulgação dos Projeto do PCE;
– Certificação de professores Coordenadores e alunos bolsistas em reconhecimento ao trabalho realizado.
✍🏽 ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO:
– II Seminário de Práticas Pedagógicas da Escolas Estaduais de Parintins: conquista e desafios educacionais no ano de 2019;
– Visitas técnicas e pedagógicas nas escolas da zona urbana e distrital para orientações aos corpos administrativos docentes;
– Alinhamento das ações pedagógicas da CREP com as escolas;
– Articulação de formações/qualificação de Professores;
✍🏽 MANUTENÇÃO PREDIAL DAS ESCOLAS:
– Reparos nas estruturas físicas, elétrica e hidráulicas;
– Capina, dedetização, poda de árvores;
– Troca ou inclusão de mobiliário;
✍🏽 MERENDA BOA E DE QUALIDADE:
– Acompanhamento, vistoria e teste de qualidade dos itens que compõem a Merenda entregue às escolas pelo Prof. Dr. Fábio Antônio Lopes – Supervisor da Merenda Escolar em Parintins.
✍🏽 SETOR PSICOSSOCIAL:
– Consolidação das ações do Setor do Psicossocial:
– Ênfase ao acolhimento dos servidores e alunos e destaque para as campanhas mensais voltadas à qualidade de vida; Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul…
– Atendimento especializado de servidores e alunos;
✍🏽 SETOR DE PESSOAL:
– Reestruturação do espaço para trabalho e atendimento ao público.
✍🏽 ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIA:
– Intervenção da Equipe CREP na mobilização de Professores Presenciais para apoio às ações de enfrentamento à Pandemia: entrega de kits “Merenda em Casa”
✍🏽 PROJETOS VOLTADOS À PRÁTICA ESPORTIVA:
– Coordenação dos Jogos escolares do Amazonas Polo 3 realizados em Parintins;
– Corrida Setembro Amarelo; em valorização à vida;
– Incentivo à permanência escolar por meio da prática esportiva em escolas com índice de evasão escolar elevados;
✍🏽 PROJETO PERMANECER:
– Efetivação das ações do projeto;
– Garantia dos direitos de acesso, permanência e pleno desenvolvimento dos estudantes;
– Fortalecimento das redes de proteção social por meio de parcerias com o Conselho Tutelar, SEMSA, Universidades públicas e privadas, CRAS, CREAS;
– Acompanhamento das escolas no que se refere aos índices aprovação, reprovação e abandono;
– Mobilização das escolas, famílias e sociedade para prevenção do abandono escolar;
– Promoção de ações para prevenir e combater a evasão e o abandono escolar – palestras, busca ativa, atendimento especializado.
✍🏽 EDUCAÇÃO ESPECIAL:
– Visitas técnicas e pedagógicas nas escolas de Parintins com foco no atendimento ao público da educação especial com orientações para os profissionais das Salas Recursos Multifuncionais acerca de questões pedagógicas e organização dos espaços físicos da Escola;
– Apresentação de Sugestões de ferramentas essenciais para otimizar os serviços do Atendimento Educacional Especializado no contexto escolar;
– Realização do I – “Ressignificando a Educação Especial: Relatos e experiências do Cotidiano escolar e saberes científicos no contexto inclusivo”;
– Formação de Tradutores Intérpretes de Libras em Parceria com UEA/CREP;
– Premiação da Sala Multifuncional da Esc. Est. “Dom Gino Malvestio” com recursos financeiros do PDDE Interativo para compra de equipamentos;
– Relatório de acompanhamento técnico e da Educação Especial de 2020 a 2021, no período de aulas presenciais e não presenciais;
– Realização do 1º Intercâmbio entre Salas de Recursos Multifuncionais de Parintins.
✍🏽 ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES DE RENDIMENTO ESCOLAR:
Em 2019, todas as escolas dos anos iniciais da Coordenadoria ultrapassaram a meta projetada pelo MEC para 2021.
– ANOS INICIAIS: Meta alcançada 6.8, Meta 6.2;
– ANOS FINAIS, com destaque para as escolas:
CETI Dep. Gláucio Gonçalves alcançou 6.0 ultrapassando meta projetada pelo MEC para 2021 de 4.6
Colégio Batista de Parintins alcançou 6.3 ultrapassando a meta projetada pelo MEC para 2021 de 5.9
Esc. Est. Gentil Belém alcançou 5.2 ultrapassando meta projetada pelo MEC para 2021 de 5.1
ENSINO MÉDIO:
Em 2019 Esc. Est. Sen. Bosco alcançou 4.9 meta projetada pela MEC para 2021.
Em 2019 o Colégio Batista de Parintins alcançou 4.7 meta projetada pelo MEC para 2021.
Em 2019 o ETI Brandao de Amorim alcançou 3.8 meta projetada pelo MEC para o ano.
RESULTADO GERAL DA ESCOLAS SEDUC-CREP 2019
Aprovação 92,13%
Reprovação 4,75%
Abandono 3,12%
RESULTADO GERAL DA ESCOLAS SEDUC-CREP 2020
Aprovação 98,07%
Reprovação 1,93%
Abandono 0, 00%
✍🏽 APMC’s:
– Acompanhamento e regularização das documentações das APMC’S de todas as escolas, possibilitando o recebimento de recursos do FNDE/PDDE a serem disponibilizados no ano de 2021;
– Convênio entre a APMC da Escola Ryota Oyama e Embaixada do Japão em Manaus para construção de quadra poliesportiva;
– Acompanhamento da aplicação do recurso via consulado do Japão junto à APMC da escola.
– Trabalho junto à equipe Deinfra e GMAM da Seduc para construção da quadra poliesportiva da Esc. Ryota Oyama.
✍🏽 PROJETO “AULA EM CASA”:
– Criação de grupos de suporte da Coordenadoria para às escolas em apoio ao desenvolvimento do projeto;
– Orientações e acompanhamento das ações e estratégias construídas coletivamente para alcançar o máximo de alunos possível, evitando o rompimento do vínculo escolar e possibilitando a continuidade de estudo e trabalho, mesmo em período emergencial;
– Mobilização da comunidade escolar para entrega dos Kits do Projeto “Merenda em Casa” e kits “Merenda Regional”.
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Nas palavravas da Professora Keyla Nogueira este período foi sobretudo de muito aprendizado, muita dedicação, muito amor à escolha feita: fazer Educação.
Durante este tempo à frente da Coordenadoria Regional de Educação de Parintins, foi possível conhecer as mais profundas dores, angústias, incertezas de outros que escolheram educar, foi possível sentir o medo de quem não conseguiu suportar o peso da própria vida; vidas jovens, vidas mais experientes, mas todas vidas, todos humanos.
E vivenciamos a capacidade gigante de nos reerguemos, de nos reinventarmos, de superarmos os obstáculos e colaborarmos para a transformação na vida daqueles que acreditam que a Educação transforma, mas não sozinha. É um ato de muitas mãos e sem essas muitas mãos não teríamos alcançado bons resultados, por isso, agradecemos a todos que estiveram direta e indiretamente envolvidos neste projeto educacional, em especial à Equipe CREP – “No chão da escola”, aos Gestores, Pedagogos, Professores, Servidores Administrativos, alunos, pais e/ou responsáveis de alunos, imprensa, sociedade e Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Acreditamos que a EDUCAÇÃO é um coletivo e este, modifica histórias e renova espaços, por isso, desejamos muito sucesso à nova coordenação e equipe. ☘️
Coordenadoria Regional de Educação de Parintins. SEDUC-CREP – “É no chão da escola que se faz EDUCAÇÃO.”
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