Parintins: com covid-19, médico Amintas Junior é entubado no Hospital Jofre Cohen
8 de janeiro de 2021Defensoria Pública do Estado recomenda que governo suspenda transportes fluvial e terrestre de passageiros
8 de janeiro de 2021Gabriela Gonçalves afirma que “aparentemente o decreto municipal destoou do resultado da reunião do Comitê Gestor de Combate ao Novo Coronavírus”
A defensora pública, do Polo Baixo Amazonas, Gabriela Gonçalves, informou a real situação do Hospital Jofre Cohen, de Parintins (município distante 369 km de Manaus). De acordo com a defensora, em áudio divulgado a imprensa as 10h30 da manhã, a unidade de saúde está atualmente com 61 pacientes provenientes de síndrome respiratória aguda grave, e desse total apenas 14 ainda não testaram positivo para Covid-19.
Segundo a defensora pública – a população tem que ficar atenta e diminuir a circulação de pessoas, usar mascara e principalmente manter o isolamento social.
Solicitação de Esclarecimento
De acordo com Gabriela Gonçalves – “a Defensoria e o Ministério Público encaminharam uma solicitação de esclarecimento ao município de Parintins no dia 06 de janeiro, após a reunião do Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus, porque naquela reunião ficou decidido que aquela decisão judicial na ação civil pública (quem corre em Manaus) que determinou a suspensão dos serviços não essenciais em todo o estado do Amazonas seria cumprida no município e inclusive seria proveniente esse cumprimento de ato do próprio decreto municipal, no entanto, aparentemente o decreto municipal destoou desse resultado da reunião e não trouxe os serviços não essenciais enquanto estabelecimento que deveriam ficar suspensos nesse período de 15 dias, que a gente precisa diminuir a circulação de pessoas para que consigamos o achatamento dessas internações e especialmente também considerando que a capital Manaus já está com a saúde colapsada”.
Confira a declaração da defensora
Combate ao Coronavírus
Com aumento na quantidade de pessoas contaminadas e de pacientes internados com Covid-19, a Prefeitura de Parintins informou que vai reestruturar o sistema de atendimento nos hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta quinta-feira (07) entre o prefeito Bi Garcia (DEM), vice-prefeito Tony Medeiros (PSD), presidente da Câmara, Mateus Assayag (PL), direção dos hospitais e profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus. No encontro foi definido que o hospital Jofre Cohen passa a atender exclusivamente casos de Covid e o hospital Padre Colombo atenderá os casos de urgência e emergência não Covid.
A Prefeitura também reativará o centro de saúde do Bumbódromo para triagem de casos de Covid, mudará o Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas (AME) para o centro de saúde Irmão Francisco Galliani e na Policlínica Padre Vitório será instalado o Ambulatório de Ortopedia. As mudanças passam a valer a partir do sábado, 09 de janeiro.