Visando título em 2021, Boi Garantido promove Seminário Temático
3 de dezembro de 2020Pai suspeito de espancar filho de 8 anos é denunciado por vizinhos ao Conselho Tutelar
8 de dezembro de 2020O intuito da campanha é sensibilizar a população para a prevenção do HIV/AIDS
A Prefeitura de Parintins promoveu nesta segunda-feira, 7 de dezembro, a abertura oficial da campanha Dezembro Vermelho, que visa sensibilizar a população para a prevenção e diagnóstico precoce do HIV/AIDS. A meta é ampliar a oferta de testagens rápidas.
Segundo o prefeito em exercício Tony Medeiros (PSD), em 2020 já foram detectados 28 novos casos de HIV em Parintins, sendo 21 homens e 07 mulheres. Desde 1992, o município já concentra 569 parintinenses com a doença, 393 homens e 176 mulheres. Deste total, 333 pessoas realizam o tratamento na rede pública de saúde. Ele reforçou a importância da prevenção, ressaltando que hoje 60% dos infectados são homens, 20% homossexuais e 20% mulheres.
O subsecretário André Acauan ressalta que o evento desta segunda-feira foi uma abertura simbólica da luta de Parintins contra o HIV/AIDS, uma vez que o município realiza o significativo trabalho com distribuição de camisinhas, lubrificantes e promoção de campanhas de conscientização o ano todo nas unidades básicas de saúde e em outros locais.
A enfermeira Ivanira Pimentel ressalta que o município tem viabilizado todo tratamento para que os infectados possam continuar na sua cidade. “É o trabalho o ano inteiro, mas em dezembro esse trabalho é intensificado, juntando as forças de todos os setores para fazer essa campanha”, ressaltou.