BVR elege políticos de uma única coligação para o cargo de prefeito e de vereadores
17 de novembro de 2020Conheça histórias inspiradoras de mulheres que fazem sucesso no empreendedorismo
19 de novembro de 2020
Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo
Dos oito vereadores eleitos e do cinco reeleitos para a Câmara Municipal de Parintins (município distante 369 km de Manaus), 12 são da coligação ‘Avança Parintins’, do prefeito Bi Garcia (DEM), reeleito com mais de 32 mil votos. Flávio Farias (PSC) foi o único candidato eleito da coligação União ‘Para Mudar Parintins’, do então candidato a prefeito, Juscelino Melo Manso , que conquistou quase 17 mil votos.
Bi Garcia sai novamente fortalecido com 92% do parlamento parintinense do seu lado. Eleita, Brena Dianná fez um campanha independente, mas o partido dela (PSD), comandado pelo senador Omar Aziz, é um dos principais aliados do prefeito.
Na atual legislatura da Câmara de Parintins, o panorama não é diferente, dos 11 vereadores – 10 são da base do prefeito, e Nega Alencar (PSC) é a única voz da oposição.
Qual é a função do vereador?
Os vereadores devem ser responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público.
Confira a lista dos vereadores eleitos em Parintins no pleito 2020
Massilon Cursino – Republicanos – 1609 votos
Márcia Baranda – MDB – 1589
Alex Garcia – PSD – 1527
Vanessa Gonçalves – PP – 1558
Tião Teixeira – DEMOCRATAS – 1369
Matheus Assayag – PL – 1530
Babá Tupinambá – PDT – 1489
Flávio Farias – PSC – 1213
Cabo Linhares – PSL – 1558
Brenna Dianá – PSD – 1182
Telo Pinto – PSDB – 1419
Fernando Menezes – REPUBLICANOS – 980
Naldo Lima – SOLIDARIEDADE – 841