Babá Tupinambá participa de procedimento interno do Legislativo de Parintins
25 de novembro de 2020Boi Caprichoso organiza maior live do Brasil em forma de ópera
2 de dezembro de 2020Por: Denilson Noronha
denilson.noronhas@hotmail.com
O projeto: Água Limpa para os curumins do Tracajá é o único selecionado da região Norte no 1º Torneio Brasileiro de Sustentabilidade (TBS), promovido pela fundação Alpha Lumen com professores de ciências de todo o Brasil.
Para chegar a grande final que acontece no dia 30 de novembro de 2020 em Rio Preto/ SP, o projeto selecionado na primeira fase, passa agora por uma votação popular online através do link: https://alphalumen.org.br/tbs-2020-projetos/. O mesmo se encontra no grupo 3 de 9º ano e a votação se estende até o ultimo dia da competição.
O autor do projeto, o professor Valter Pereira de Menezes, que trabalha na escola Municipal Luiz Gonzaga, comunidade Santo Antônio do Tracajá, interior de Parintins, mais uma vez consegue representar não só o município, mas o estado do Amazonas em uma competição a nível nacional.
“Pra mim é sempre uma honra, como professor, participar de eventos e competições e levar o nome de Parintins, do Amazonas e da minha comunidade. To me sentindo muito honrado em ser selecionado para a votação ao público. É uma alegria poder compartilhar um projeto que até hoje perdura na comunidade, transformando principalmente a vida doa moradores, dando acima de tudo saúde e bem estar a nossa população,” enfatiza Menezes.
A competição vai premiar os projetos voltados para a sustentabilidade e que contribuem de forma positiva a vida de quem mora em comunidades e áreas periféricas Brasil afora.
De acordo com Pereira, o Água Limpa para os curumins do Tracajá, atende todos os requisitos para estar entre os finalistas do torneio.“ O projeto têm caráter sustentável como a preservação do lençol freático, por meio disso, se previne contra verminoses e insultos de diarreia na localidade. Surgiu como resposta a falta de saneamento básico que não existe na comunidade, o causador da maioria das doenças,” salienta o professor.
Além de ser selecionado para votação popular no 1º Torneio Brasileiro de Sustentabilidade, o projeto que iniciou em 2014, garantiu ao professor ribeirinho, o prêmio Educador Nota 10 em 2015 e ficou entre os 50 finalistas do Global Tachear Prize, considerado o Nobel da Educação em 2017, ocorrido em Dubai.
3 Comments
Um projeto incrivel
Muito bom esse projeto.
Muito bom