‘Dinho do LGBT’ fortalece pré-candidatura a Câmara de Parintins
22 de setembro de 2020Antônio Andrade anuncia projeto inédito na gestão patrimonial de Parintins
23 de setembro de 2020Foto: Simone Brandão
A vereadora Nêga Alencar (PSC) apresentou indicações cobrando melhorias na infraestrutura de diversos locais de Parintins. A manifestação se deu na sessão de terça-feira, 22 de setembro. A parlamentar apontou, em seu pronunciamento, o baixo investimento no Setor Primário do município.
Nêga discutiu o preço de R$ 80 que é cobrado para o abate de animal no matadouro da cidade. Para ela, este é um valor significativo, pago todos os dias por cada abate, sendo que a arrecadação do local é encaminhada ao Chefe de Gabinete da gestão municipal. Isto é, a quantia fica sob a responsabilidade da pessoa que responde por todos os processos de possíveis desvios de verba e licitudes em Parintins.
A vereadora aproveitou o tema e citou o baixo investimento no Setor Primário do município, onde segundo ela, é investido apenas 2% do que é destinado ao setor. Em comparação, se gasta bem mais no Gabinete da administração municipal do que se investe no Setor Primário, de acordo com Nêga.
“Constantemente temos em nossas mesas os produtos que os agricultores e o Setor Primário trazem e que chegam com o sofrimento de tantas pessoas, por meio das estradas há décadas abandonadas. Não se vê investimento humanitário para essas pessoas sofridas, que muitas vezes passam por necessidades, tendo que pagar caro pelo transporte de escoamento de produção em nosso município”, declarou.
Indicações
Nêga Alencar encaminhou quatro indicações ao Poder Executivo para que, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), realize estudos para melhorar a infraestrutura do porto provisório, localizado no final da Rua Paraíba, bairro Palmares; instale lixeiras públicas nas proximidades das agências bancárias da cidade; efetue vistoria técnica e adequações na galeria responsável pela vazão de água nas áreas de aterro das ruas Antônio César de Carvalho e Raimundo Bentes de Jesus, ambas localizadas no bairro Santa Rita; e providencie melhorias no serviço de iluminação pública da Rua Antônio Meireles, no bairro Itaúna I, onde as lâmpadas que restam estão queimadas, de acordo com os moradores.
A vereadora concluiu solicitando que o Poder Público Municipal cumpra o dever de cuidar da cidade. Ela mencionou a Rua Nakaut, que permanece às escuras, e o desabamento do muro de contenção da orla, que ao primeiro sinal de rachadura deveria ter passado por manutenção.
“As indicações apresentadas aqui relatam problemas que demonstram uma completa falta de comprometimento com a manutenção da infraestrutura de Parintins, assim como a falta de respeito com os cidadãos. Quando não é feito, eu cobro. Estou há mais de três meses solicitando notas fiscais da Secretaria de Saúde e não tenho sequer um colega parlamentar para cobrar junto comigo a transparência necessária”, reclamou.
Por Assessoria Parlamentar