Nêga Alencar cobra transparência no uso de recursos designados para combate à Covid-19
29 de setembro de 2020Irmã Encontra Parintinense Morta Com Mais De 30 Facadas Em Manaus
30 de setembro de 2020O projeto também almeja motivar o empoderamento feminino e prioriza famílias lideradas por mulheres.
Na Gleba de Vila Amazônia, na zona rural de Parintins, distante aproximadamente 20 minutos da sede do município, funciona o projeto “Semeando a Sustentabilidade”, da Associação Cidadania Social e Sustentabilidade (ACSSUS), com patrocínio e apoio do Banco da Amazônia. O objetivo geral do projeto é tornar o assentamento mais humano, inclusivo, resiliente e sustentável, por meio da prática de alimentos saudáveis em quintais e áreas ociosas cedidas para esse fim.
O projeto está na primeira fase e nesta etapa beneficia 20 famílias. Antes “de colocar a mão na massa” os agricultores receberam as primeiras oficinas, onde foram abordados os temas de segurança alimentar, agricultura sustentável, agricultura orgânica, alimentação e saúde, entre outros. Eles também receberam diferentes espécies de sementes (de hortaliças e frutas) para o plantio.
O projeto também almeja motivar o empoderamento feminino e prioriza famílias lideradas por mulheres. “As famílias recebem acompanhamento técnico do desenvolvimento das culturas até a colheita. A equipe de técnicos da ACSSUS se desloca três dias na semana para a Vila Amazônia, para fazer o devido acompanhamento dos integrantes do projeto. Estamos muito felizes com o resultado positivo do projeto até o momento”, afirmou a presidente da ACSSUS, Izabel Porto.
Um dos resultados que a coordenação do “Semeando a Sustentabilidade na Vila Amazônia’ espera – é que a ação seja modelo de manutenção de sistema agroflorestais e da conservação da biodiversidade em áreas de assentamento, como o da Gleba, e a promoção de autossuficiência financeira e de gestão para os beneficiários do projeto.