Governo adquire 650 quilos de mel de meliponicultores de Boa Vista do Ramos
7 de agosto de 2020Pela Diversidade: ativista do movimento LGTB, Fernando Moraes (o Dinho), lança pré-candidatura a Câmara
7 de agosto de 2020Crimes como abandono de incapaz, violência sexual e física são registrados diariamente no órgão
A retomada gradual dos serviços e dos postos de trabalho, como o comércio e os atendimentos nas repartições públicas desencadeou uma série de ocorrências no Conselho Tutelar de Parintins.
Com as aulas paralisadas, tanto na rede municipal, bem como na rede estadual, as crianças e adolescentes passaram a ficar mais tempo sozinhas em casa.
O conselheiro Rogerson Farias, afirma que o órgão recebe diariamente inúmeras denúncias. “Um dos casos mais frequentes é o abandono de incapaz, onde muitos pais não tem consciência nem responsabilidade e acabam deixando os menores sozinhos em casa. Além disso, outras violações também são constantes como a ocorrência de abuso sexual e violência física.”
Ainda assim, sobre um possível retorno das aulas, o conselheiro considera que é preciso haver segurança sanitária adequada.
“A questão hoje é se essa retomada vai oferecer algum tipo de risco para as crianças e seus familiares, porque as crianças voltando para o ambiente escolar, estarão consequentemente também expondo as pessoas que convivem com a mesmas. Então, o conselho tutelar entende que é preciso garantir primeiramente uma segurança efetiva para o retorno das atividades.”, avaliou o conselheiro.
O Conselho Tutelar de Parintins conta sempre com um plantonista diário para atender as denúncias da comunidade. O contato é o 99358-1444.
Por Marcos Felipe (Alvorada Parintins)