Vereadora Nêga Alencar defende projeto de lei para criação de Censo de Inclusão de Autistas
17 de agosto de 2020Val Azevedo lança carta de pré-candidatura a Vereadora de Parintins
18 de agosto de 2020A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Polo Baixo Amazonas) instaurou, na data de ontem (17), procedimento administrativo para averiguar as condições que envolvem a prestação do serviço público de saúde às mulheres grávidas e aos nascituros no Município de Parintins.
Em razão dos relatos que envolvem casos de violência obstétrica no Município, o referido procedimento foi instaurado buscando providenciar melhores condições de atendimento à gestante durante todo o período de trabalho de pré-parto, parto e pós-parto.
Dessa forma, diante da necessidade de compreensão da realidade fática, foi realizada inspeção no Hospital Padre Colombo pelas Defensoras Públicas com atuação no Município de Parintins.
A visita teve como objetivo principal conhecer as condições estruturais do Hospital, que realiza o atendimento e acolhimento das gestantes.
De acordo com a Defensora Pública Enale Coutinho, “a inspeção foi realizada para que a Defensoria Pública pudesse conhecer melhor o ambiente que é referência no atendimento à gestante, estabelecendo um diálogo com a equipe do Hospital para compreender as medidas necessárias para prestação de serviço de qualidade”.
Para a Defensora Pública Gabriela Gonçalves, “é importante que a mulher gestante, as equipes profissionais e toda a sociedade tenham em mente que há direitos que precisam ser implementados para que possamos evoluir e entender que violência não é só a atitude diretamente voltada a causar um mal, mas muitas vezes uma prática já ultrapassada e que precisa ser efetivamente evitada”.
A Defensoria Pública, a partir de um diálogo institucional que se dará por meio do procedimento instaurado, espera superar os relatos de violência institucional no parto, buscando ferramentas que possibilitarão uma reciclagem das equipes profissionais envolvidas, uma melhoria na estrutura física, conferindo acolhimento de qualidade à parturiente e ao nascituro não só de Parintins, mas de todo o Baixo Amazonas
Por Assessoria DPE – Polo Baixo Amozonas.