Queimadas urbanas se tornam mais frequentes em Parintins
5 de agosto de 2020Com 250 doações – Caprichoso ultrapassa R$ 15 mil em arrecadação online
5 de agosto de 2020Um harpia resgatada na zona rural de Parintins (município distante 369 km de Manaus), há meses atrás, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito em Manaus. A notícia foi divulgada pelo ‘Projeto Harpia’.
Confira a publicação:
“É com pesar que trazemos a notícia de que a harpia encontrada ferida em Parintins-AM e que estava em processo de recuperação, não resistiu e veio a óbito. A ave tinha sido atingida por disparos de arma de fogo em seu abdômen e na perna direita, que sofreu múltiplas fraturas. Ela foi resgatada na floresta e trazida para Manaus, onde passou por uma difícil cirurgia. Era uma fêmea adulta que pesava 6.3 Kg e media 1,90 m de envergadura.
Ao longo de 37 dias desde o seu resgate, esta harpia lutou brava e silenciosamente pela vida. Muitos não sabem explicar, inclusive, quem fez o disparo da arma de fogo em sua direção. Mas a harpia sabia, porque exercia um papel muito importante na floresta de onde veio. A harpia é predador topo de cadeia alimentar, alimentando-se de outros animais na floresta,contribuindo para que exista um equilíbrio entre a quantidade que é reproduzida e o quanto a floresta suporta alimentar. Na natureza, chamamos isso de equilíbrio ecológico. Elas vivem na floresta, são discretas e seus ninhos são muito difíceis de localizar. Harpias são animais fortes e é a ave de rapina mais poderosa do mundo. Quando uma harpia morre como neste caso, o que se pode concluir é que a causa mortis foi a violência humana.
O que será feito agora com a ave?
Esta harpia ainda irá contribuir com pesquisas científicas, pois foram coletadas amostras de tecido que vão poder ajudar a desvendar o genoma desta espécie. Além de outras análises genéticas, de isótopos e parasitológicas.
Fica nosso agradecimento à rede de colaboração dedicada ao resgate, cuidados prévios, cirurgia e pós-cirurgia. Em especial aos veterinários, biólogos e tratadores de animais do IBAMA, ICMBio e INPA, que cuidaram dia-a-dia da ave, no recinto do Centro de Triagem de Animais Silvestres localizado no IBAMA em Manaus-AM.
Se você encontrar uma harpia machucada, por favor, avise imediatamente a qualquer instituição ambiental próxima de você!”.
Fonte: Projeto Harpia
1 Comment
Lamentável atitude de pessoas inescrupulosas insensíveis e irresponsáveis!