Comerciantes gananciosos colocam em risco saúde da população com venda de produtos vencidos
7 de julho de 2020Vereadora Nêga Alencar requer melhorias e serviços para vias públicas de Parintins
8 de julho de 2020De acordo com moradores do Distrito Barreira do Andirá, que fica na zona rural do município de Barreirinha (distante 331 km de Manaus), o posto de saúde Graciete dos Santos, da localidade, está abandonado, com obra parada. Segundo eles, os atendimentos estão acontecendo em uma residência alugada pela prefeitura, que funciona de forma improvisada e precária como unidade de saúde (conforme as fotos no final da matéria).
O vereador Evandro Belém denunciou a situação. “Desde 2017 venho pedindo providências ao poder executivo afim de solucionar o problema. A prefeitura anunciou a obra do posto, mas não cumpriu a promessa, os servidores desocuparam o local no dia 18 de outubro de 2019 para ir para essa casa alugada pela prefeitura para funcionar como posto, enquanto eles reformariam o prédio da unidade, porém até hoje nada de concreto foi feito. A situação é crítica e vergonhosa”, afirmou o parlamentar.
Descaso
Ainda de acordo com moradores do Distrito, o problema teve origem na gestão do ex-prefeito e se agravou na atual gestão municipal. “Em plena pandemia a saúde do Distrito está sendo tratada com descaso. Com essa unidade provisória sem estrutura alguma os profissionais de saúde e moradores não conseguem cumprir as normas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus”, afirmou uma moradora em contato com o site.
Até o momento a reportagem não teve uma resposta da Secretaria Municipal de Saúde de Barreirinha. Os moradores aguardam um posicionamento do poder executivo barreirinhense.
Confira as fotos de prédio do posto (com obra parada) e da residencia alugada para funcionar como posto provisório
Fotos: moradores e Evandro Belém