Superprodução está pronta para live do Boi Caprichoso, hoje, às 21h, em Parintins
1 de maio de 2020Proposta de isenção de IPTU para população durante a pandemia é aprovada na Câmara de Parintins
4 de maio de 2020Por Tereza Almeida
Nunca se utilizou tanto o serviço de delivery no mundo. Uma pandemia nos colocou em casa e obrigou grandes e pequenas empresas a se readequarem para continuar ofertando seus produtos e serviços enquanto os clientes não podem ir até eles. Nesse post vou me limitar a discorrer sobre a área de atuação que é a maior representante desse segmento: a de alimento, na qual estou inserida e tenho mais bagagem para falar a respeito.
Antes de mais nada, a compra por delivery é muito mais que um negócio a distância, ela é uma relação de COMUNICAÇÃO, onde vendedor e cliente devem estar bem “sintonizados” para haver o mínimo de ruído (distorção), uma vez que existe aumento de demanda e muitos não estavam preparados para esse momento.
VENDEDOR, seja o mais explicativo possível nos seus anúncios. Divulgue-os da forma mais completa que puder e aqui cabe um tópico extra. Uma vez que os clientes não podem ir até você, você terá que usar de todos os meios possíveis para apresentar da melhor forma deu produto. Por isso, jamais em hipótese alguma se utilize de imagens que não sejam REAIS. Fotos de internet na divulgação de seu produto, nem pensar. Denota falta de credibilidade e coerência com o que é realmente vendido. E se o cliente for daqueles que observam tudo, irá notar e não se sentirá confiante em pedir de você. Portanto só use fotos dos produtos que você faz. Além de fotos reais, textos bem elaborados ajudam a vender o produto.
CLIENTES, por sua vez LEIAM os anúncios que os vendedores tanto tem trabalho para elaborar. Geralmente, ou na maioria das vezes, tudo que vocês precisam saber está na mensagem do produto. Preço, tamanho, forma de pagamento, etc.
Ao fazer um pedido seja objetivo. Com uma mensagem apenas é possível fazer isso. Clientes conscientes sabem que quanto mais objetivos e diretos forem, tão logo serão atendidos. Um exemplo de mensagem que ajuda no ato da compra é a seguinte:
“Olá, me chamo Maria, vi um anúncio de vcs e gostaria de fazer um pedido do produto “X” para entrega no endereço “Y”. Ja verifiquei o valor e não precisa trazer troco. Obrigada.
Esse tipo de mensagem já informa basicamente tudo que o vendedor precisa saber para lhe atender com precisão. De posse de todos esses dados, ele sai para a entrega e caso não encontre o endereço, sabe seu nome e pode fazer procuração na redondeza ou entrar em contato.
VENDEDORES, é nosso dever atender com a maior rapidez possível e quando houver um atraso, comunicar imediatamente o cliente. É nosso dever também levar troco e máquina de cartão (caso tenha e você anunciou) mesmo que o cliente não peça. Imprevistos acontecem e devemos estar preparados.
CLIENTES, é dever de vocês aguardarem pelo pedido. Em uma eventual necessidade de sair, deixe alguém encarregado de receber. Não tendo ninguém em casa no ato da antrega, comunique imediatamente o vendedor. Nessa situação você tem duas opções: remarca o horário de entrega ou pede para mudar o endereço, desde que isso seja comunicado antecipadamente. Em hipóteses alguma deixe para informar esse “desencontro” no momento que o entregador disser que está saindo, pois trabalhamos com rotas pré definidas e qualquer alteração (mesmo em cidades pequenas) implica em atrasos e deslocamentos desnecessários.
CLIENTES, tenham sempre em mente que os ENTREGADORES trabalham com uma gama de pedidos. Em geral, a maioria dos deliverys informa (ou pelo menos deveria informar) quanto tempo em média leva para o pedido ser entregue. Em caso de atraso ou imprevisto é dever do entregador comunicar. Em caso omisso, o cliente que se sentir prejudicado com a demora pode cobrar explicação e até cancelar o pedido. Procurem sempre respeitar essas regras.
Por fim, fica claro que muito mais que oferecer/vender ou comprar o produto, o DELIVERY é uma relação de comunicação que envolve pessoas, passíveis de falhas, mas que com um bom alinhamento desse diálogo, podem fazer excelentes negócios.
Se por um lado ganha o cliente que tem o seu pedido atendido em casa. O vendedor garante muito mais que uma venda, mas vendas futuras e ainda a credibilidade e confiança dos clientes que os indicarão para outros clientes. Essas relações bem estabelecidas garantem o sucesso de qualquer negócio.
O texto é baseado em minhas vivências e experiências enquanto comunicadora, vendedora e cliente.
Espero que gostem. E caso queiram acrescentar algo relevante que tenha esquecido, fiquem a vontade.