Parintins tem mais casos de Covid que o Mato Grosso do Sul
16 de maio de 2020Equipe de saúde leva alegria a pacientes com Covid por meio da música
16 de maio de 2020Foto: divulgação/Semsa
Membro do Conselho Municipal de Saúde, informou que os conselheiros vão se reunir para discutir as denúncias e tomar as medidas necessárias. O Secretário Municipal de Saúde, Clerton Florêncio, através do programa de rádio da prefeitura, garantiu que o gestor municipal está fazendo um trabalho de excelência e que as denúncias são infundadas.
O PARINTINS PRESS, site de notícias da Ilha Tupinambarana, recebeu mensagens e gravações de profissionais da saúde que reivindicam melhores condições de trabalho no combate ao novo coronavírus em Parintins (distante 369 km de Manaus). Os trabalhadores pediram para não serem identificados, segundo eles, por medo de perder o emprego ou sofrer algum tipo de represália. Nossa equipe de reportagem, como faz o bom jornalismo, também traz nesta publicação a resposta da prefeitura de Parintins, dada na manhã deste sábado, 16, no programa de rádio institucional do poder executivo, após informações relacionadas ao assunto começarem a circular em grupo de aplicativo de conversa e nas redes sociais.
Denúncias:
1ª – Uma das denúncias que recebemos foi a seguinte: profissionais de saúde estão se contaminando possivelmente por estarem reutilizado roupas/EPIs que eram pra ser descartáveis. E mais: que ainda estariam usando batas e macacões doados por um empresário (que está ajudando bastante o município nessa pandemia).
2ª – Familiares de profissionais da saúde estão preocupados com seus parentes que trabalham na Linha de Frente de Combate a Pandemia na cidade. A filha de uma enfermeira, que testou positivo, afirmou: “minha mãe saia de casa como se fosse para o corredor da morte. Eu ficava com o coração apertado, a angústia tomava de conta da nossa residência. Ela testou positivo, está em casa com mais de 5 pessoas. Um profissional que se doa para um outro ser humano de coração deve no mínimo ter sua vida resguardada de forma responsável. Não é isso que está acontecendo em nossa cidade”, declarou por meio de um aplicativo de conversa.
3ª – A prefeitura ainda não teria alugado hotéis ou pousadas para os funcionários (com casos positivos). “Eles estão se contaminando e contaminando suas famílias”, disse a irmã de uma técnica de enfermagem.
4ª – Existem outras reivindicações/denúncias, feitas ao site e publicadas por moradores nas redes sociais, mas estas, por falta ainda de resposta, foram encaminhadas para o Conselho Municipal de Saúde apurar.
Resposta da Prefeitura de Parintins
O Secretário Municipal de Saúde, Clerton Florêncio, no programa de rádio da prefeitura, na manhã deste sábado, 16, garantiu que o gestor municipal está fazendo um trabalho de excelência e, segundo ele, pessoas irresponsáveis, utilizam isso da forma mais baixa possível para prejudicar o trabalho da administração. “São pessoas que não tem nenhum cuidado com a população de Parintins, porque se realmente tivessem respeito, não estariam fazendo essas denuncias infundadas, é bem complicado isso”.
Confira a gravação do secretário. Ele também nega falta de pagamentos a funcionários da saúde.
Investigação
Segundo Fernando Moraes, membro do Conselho Municipal de Saúde, as denúncias serão encaminhadas para a comissão de averiguação do Conselho e daqui a alguns dias os conselheiros devem se reunir para discutir o assunto e tomar as medidas necessárias.