Parintinenses fazem grande fila para comprar ovo de páscoa em loja da cidade
11 de abril de 2020Moradores do bairro Jacareacanga fazem ‘vaquinha’ para aterrar rua
12 de abril de 2020
Uma moradora do Centro da Cidade de Parintins, de 85 anos, que morreu no dia 06 de abril de 2020 é a terceira vítima de morte provocada pelo Novo Coronavírus ou Covid-19 na Ilha de Tupinambarana. A confirmação de que a morte da idosa foi provocada pelo coronavírus, saiu neste sábado, dia 11 de abril, depois de exames e a contra prova feita pelo laboratório LACEN.
Parintins agora tem 11 casos de coronavírus confirmados, 240 pessoas sendo monitoradas nas residências, 81 casos notificados, 70 casos descartados, 2 casos de pessoas curadas e agora 03 óbitos.
Segundo apurou a reportagem do site ParintinsAmazonas, a idosa era cardiopata, e deu entrada no Hospital Padre Colombo no dia 06/04/2020 com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Que provocou muita febre e dor de garganta.
A paciente, não tinha história de contato com casos positivo ou de viagem para outros locais.
No entanto o quadro clínico dela evoluiu para gravidade indo a óbito no mesmo dia.
A direção do HPC acionou a Vigilância Sanitária e SEMSA loca. Profissionais da Vigilância realizaram a coleta de amostra para pesquisa de COVID 19 e orientações quanto ao funeral e enterro imediato.
Além de Contatos domiciliares com os parentes que estão sendo monitorados e posto em quarentena.
A reportagem manteve contato com a coordenadora da Vigilância Sanitária de Parintins, Elaine Pires sobre a questão do enterro da Idosa ter ocorrido no Cemitério São José. “Todas as providências foram realizadas e com a Urna lacrada! De acordo com a Nota Tecnica ANVISA número 004/2020. Funcionários da Funerária e coveiros todos estavam orientados e todos com uso de EPI”, explicou Elaine.
Duas mortes de Parintins, foram em Manaus
A primeira morte de pessoa infectada pelo Covid-19 de Parintins foi dia 23 de março, em Manaus. A vítima Geraldo Sávio, de 49 anos que atuava na área de ótica e pesca esportiva. Também foi a primeira morte no Amazonas e na Região Norte do Brasil.
Geraldo Sávio, era hipertenso. Ele teria contraído o coronavírus durante um evento de pescadores, em Manaus, que reuniu pessoas de vários locais do país.
O empresário Basílio Ferreira de Carvalho Filho, 59 anos, foi a segunda vítima fatal do coronavírus. Basílio morreu dia 08 de abril, após ser transferido para Manaus. Ele tinha histórico de hipertensão, diabetes e obesidade.
Nessa terceira morte, a vítima, idosa de 85 anos, contraiu o vírus em Parintins.
Apelo do prefeito pelo isolamento social
O prefeito Frank Bi Garcia (DEM) voltou a pedir que a população siga a recomendação de ficar em isolamento social, ou seja, evitar o máximo sair de casa. Dessa forma preservar a vida. Em live na noite de sábado, o prefeito salientou que todos os esforços dos profissionais de saúde e da prefeitura estão sendo realizados, tendo apoio do governo estadual e governo federal. Mas a população precisa fazer a parte dela e ficar em casa.
Por Hudson Lima Koiote
hudsonllima@hotmail.com
parintinsamazonasparintins@gmail.com
(92) 991542015