Câmara de Parintins doa materiais de limpeza e higiene para hospitais da cidade
27 de março de 2020Paralisação do fluxo de passageiros em transporte fluvial no Amazonas, permanecerá por tempo indeterminado
31 de março de 2020Se existia ainda alguma dúvida da grandiosidade e importância do Festival Folclórico de Parintins para os parintinenses – não há mais. Numa sacada inteligente a Tv Acrítica, que detém os direitos de transmissão da festa, disponibilizou em seu canal a reprise das apresentações do ano passado.
Segundo a jornalista Tereza Almeida, enganou-se quem quis achando que o parintinense ia encarar isso como um “vale a pena ver de novo”. De repente de dentro de suas casas, mesmo no isolamento social, através das redes sociais cada um fez um novo festival. “Porque é a rivalidade que move tudo isso. Quem está de fora talvez não entenda, mas pra quem tá aqui faz todo sentido. Não adianta querer explicar, tem que viver”, relatou Tereza.
Paixão
Sellys Nara acompanhou com a família, em Parintins, o Boi do Coração. “Foi um momento maravilhoso, é sempre emocionante ver o Festival da nossa Terra”.
Teve gente que se arrumou todo com suas penas e adereços para assistir neste sábado, 28, a segunda noite do evento folclórico do ano passado, como foi o caso do torcedor encarnado Mardes Soares, morador do bairro Dejard Vieira, zona oeste da Ilha Tupinambarana, que aparece na foto principal da matéria.
“Eu estou amando reviver essa emoção, eu tenho muito orgulho de ser filho dessa terra de gente tão talentosa, obrigado Garantido, obrigado Caprichoso, por nós presentear com essa festa linda, e muito obrigado também a TV A Crítica pela reprise, e de fato – se é da nossa terra, tá na tela da emissora”, declarou Mardes.
Torcedora apaixonada do Touro Negro de Parintins, a jornalista Ádria Barbosa também descreveu a emoção de rever o bumbá na tela da TV A Crítica. “O Caprichoso me faz pular na frente da TV. Durante a reprise mandei áudios para os amigos cantando e gritando muito. Nossa cultura causa arrepio, faz chorar e nos faz morrer de orgulho da capacidade do Folclore em reacender nossas esperanças de dias melhores. Que saudade do meu Boi, logo a gente se encontra de novo”, disse emocionada Ádria.
Agradecimento
Nas redes socais não faltaram elogios para a TV A Crítica. Para o funcionário público Mário Uchoa – a reprise do Festival 2019 foi uma iniciativa louvável da emissora comandada por Dissica Calderaro, que tem o lema: “Nossa missão será sempre lutar pelo Festival Folclórico de Parintins”
“Por algumas horas conseguimos brincar, cantar, dançar e tirar onda com nossos amigos através do watsap e Facebook. O maldito vírus foi esquecido, foi isolado, pelo menos por algumas horas. Garantido e Caprichoso fazem isso, te deixam pra cima, feliz”, afirmou Mário.
Campanha
A reprise fez tanto sucesso na Ilha, que os moradores iniciaram uma campanha nas redes sociais para a emissora reexibir outras edições do evento folclórico. Os anos mais pedidos são 2018, 2017, 2013, 2015 e 2000.
“Apoio a TV A Crítica a reprisar Festival Folclórico de 2018 no próximo fim de semana”, reivindicou o fotógrafo Arleison Cruz. Já o estudante Junior Ferreira sugeriu a exibição do Festival de 2015. Possíveis novas reprises ainda não foram definidas pela emissora, mas enquanto isso, hoje, 29, a partir das 17h, tem a reprise da terceira noite do Festival Folclórico de 2019
Vídeos
Participação Especial do Eterno Arlindo Junior, o Pop da Selva, no Festival 2019
Dona Maria, filha do Mestre Lindolfo Monteverde (Criador do Boi Garantido) dançou e emocionou com a reprise
Evolução do Boi Caprichoso. Vídeo enviado pelo internauta Cássio Ferreira