Bi Garcia faz 160 viagens nos últimos três anos com diárias pagas pela prefeitura de Parintins
6 de fevereiro de 2020Detento que matou a mãe tenta fugir da delegacia de Parintins
6 de fevereiro de 2020
O estudante Alex Eduardo Barbosa, de 19 anos, é o pré-candidato mais jovem a vereador na eleição municipal deste ano em Parintins (distante 369 km de Manaus). Filiado no Partido dos Trabalhadores (PT) ele atua desde criança nos movimentos estudantis. Em 2018 ajudou a liderar um grupo de alunos em apoio aos professores da rede estadual na greve da categoria. Negro, de família simples, Alex afirma que defende a bandeira das minorias e está a disposição do partido.
Confira a entrevista
QUAL A IMPORTÂNCIA DA JUVENTUDE NA POLÍTICA?
Eu acredito que falta hoje a ousadia para se construir um debate de classes junto à sociedade sobre os grandes temas do Brasil, do Amazonas e de Parintins.
Acredito também que os jovens são elementos centrais para o desenvolvimento do país e que devemos pensar em soluções e respostas para este grande contingente populacional, como o direito à cidade e tudo que este conceito agrega, como educação, moradia, mobilidade, espaços públicos, emprego, sustentabilidade, segurança, justiça ambiental, direito à cultura, celebração e descanso.
Esta é a agenda que compete aos jovens brasileiros, que deve dar resposta a estes anseios e ajudar a construir um movimento de pertencimento à cidade.
POR QUE VOCÊ DECIDIU SER PRÉ-CANDIDATO?
Durante essa minha juventude estou diretamente ligado ao mundo político por meio do movimento estudantil, movimentos sociais e ações sociais, sou estudante de Administração pela Universidade Metropolitana do Amazonas e tenho foco de estudo na administração pública, que me tornaram o cidadão que sou hoje.
Tenho orgulho dos meus mestres: Jesus Cristo, Karl Marx, Martin Luther King, Che Guevara, Mandela, Gandhi, Luiz Inácio Lula da Silva e o mais recente, Papa Francisco.
Trago comigo a bandeira das minorias, sou negro, sou estudante e pobre. Decidi colocar meu nome à disposição do Partido dos Trabalhadores por entender a importância da representação e participação na política.
QUAL SERIA A SUA BANDEIRA DE LUTA?
A luta pela democracia se faz todos os dias. Foi o que aprendemos nas eleições de 2018. É com essa lição que dou início a essa nova caminhada. Com esta convicção que me disponho a representar minha classe e meu povo, na luta.
Sou jovem, porém tenho do meu lado – a força da mudança e o compromisso com a justiça social.
Pautarei minhas lutas à diversidade do povo brasileiro e parintinense. Sou negro, jovem e estudante, trago comigo a inconformismo com relação a omissão do estado brasileiro para com a juventude negra desse país.
A agenda que for popular será a minha agenda, minha agenda será a agenda do povo de Parintins!
O QUE PARINTINS REPRESENTA PARA VOCÊ?
Parintins, é o nosso lar. Como no Brasil todo, é um lugar de muita diversidade social e cultural . Essa cidade precisa ser olhada com mais carinho pelos seus gestores, Parintins tem um potencial muito grande.
É necessário um mudança de pensamentos com relação à forma como estamos direcionando a cidade, porque ela será dos meus filhos, doa meus netos e dos seus também.
É preciso desenvolver a economia, não se pode ter uma economia baseada em contracheques, o dinheiro que circula aqui não pode ser somente dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais. Temos que fortalecer a agricultura dos nossos irmãos do interior, olhar nossa cultura como algo que nós trará ainda mais retorno econômico nos 12 meses do ano.
Parintins precisa de pessoas dispostas a fazer o necessário para melhorar e preservar o lar de mais de 100 mil parintinenses.
O povo chamará e caso seja convocado estarei à disposição dessa terra que me deu o quê tenho de mais valioso, que é minha família e minha fé.