Liverpool confirma participação na Copa Alvorada de Parintins
15 de janeiro de 2020Adolescente sofre acidente de trânsito no dia do aniversário em Parintins
17 de janeiro de 2020Foto: Liam Cavalcante
Muro de Arrimo
A Política Tupinambarana ficou movimentada esta semana com o decreto da prefeitura municipal de ‘situação de emergência nas áreas da cidade afetadas por erosão na margem fluvial’. De acordo com o prefeito Frank Bi Garcia (que vive seus últimos meses no ninho tucano antes de pousar em outra legenda para concorrer a reeleição) o estado de emergência foi decretado em razão da subida no nível do Rio Amazonas. É nesse período em que os riscos de desmoronamento sobem consideravelmente devido aos constantes choques das ondas com as encostas.
Muro de Arrimo 2
Com o decreto, o Município, de acordo com a prefeitura, está trabalhando na busca de recursos Via Governo Federal e Governo do Estado, para a construção do muro de contenção nos trechos onde não existe a estrutura. Aliás, o problema já acontece há décadas, maioria desse período com Bi Garcia no comando da prefeitura (3 mandatos), uma novela maior do que “As Aventuras de Poliana”, do SBT, e o povo espera que algo seja feito antes que aconteça uma tragédia.
Muro de Arrimo 3
De acordo com a decreto de estado de emergência – também ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos.
Muro de arrimo 4
Em vídeo divulgado na TV A Crítica e no Parintins Press, o prefeito Bi Garcia falou sobre o motivo do decreto. O vídeo teve um grande número de acessos na página do site e a declaração do prefeito dividiu opiniões. A maioria questiona: “por que só agora, em período de cheia e ano eleitoral, o Município decidiu agir?”.
Muro de arrimo 5
Algumas pessoas acreditam que não foi falta de planejamento do prefeito e que depende de vontade política “lá de cima”, ou seja, governos estadual e federal. “Só lá tem recursos suficientes para uma obra desta magnitude. Este é um ano eleitoral, todos sabemos que a grana é guardada para este momento, o plano é aproveitar”, opinou um internauta.
Muro de arrimo 6
Paralelo a isso, a prefeitura está fazendo a revitalização de um trecho do muro de arrimo localizado na rua Caetano Prestes, centro, na área que compreende à Praça do Comunas, que havia desmoronado há alguns anos. A obra, orçada em 2,3 milhões, iniciou há duas semanas.
Risco de Tsunami
De acordo com reportagem do portal G 1 AM, depois de ser motivo para o decreto de situação de emergência em Parintins terça-feira (14), o desmoronamento da orla da cidade pode ocasionar um “tsunami fluvial”. Segundo o pesquisador em geociência do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Oliveira, tudo depende da quantidade de terra que será mobilizada pelo deslizamento, que determina o tamanho da onda propagada.
Atualmente, dois milhões de toneladas de sedimentos passam por dia pelo rio Amazonas, na altura do município de Parintins.
Risco de Tsunami II
Marco Oliveira relembrou o tsunami fluvial que aconteceu em 2007, em Parintins. “Na época, ocorreu na margem do rio Amazonas, na comunidade Saracura, um deslizamento de terra de grande porte, que mobilizou cerca de 500 m de extensão do barranco, por 60 m de profundidade. Esta terra, quando caiu no rio, gerou uma onda que se propagou para outra margem, atingindo outras comunidades. Uma pessoa morreu, casas foram derrubadas e barcos ficaram virados”, contou Marco Oliveira.
Nega Alencar
A vereadora Nega Alencar (PSD) divulgou nas redes sociais e em grupos de whats app uma reportagem do blog do Hiel Levy, intitulada “Parintins e Codajás estão entre as Prefeituras que desobedecem a limites de gastos”. Segundo a publicação, além desses dois municípios, outras quatro prefeituras do interior do Estado foram alertadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas por não cumprirem os limites de gastos públicos. Bi Garcia alega que o alerta do TCE foi com base em dados do mês de setembro e que a Prefeitura fechou o ano com o cumprindo a lei.
Juscelino Manso
Em seu canal no You Tube “Parintins Pode Ser Melhor” o presidente da OAB Parintins e presidente local do PSB, Juscelino Melo Manso, publicou um vídeo sobre a importância do concurso público em Parintins. O advogado ouviu estudantes e professores universitários que reivindicam a realização do certame na Ilha, que não acontece há muito tempo.
Juscelino Melo Manso II
Juscelino, um dos nomes mais fortes na Política Tupinambarana, coordenou em 2019 a campanha “Parintins Sem Fome”, com apoio de associação de moradores e outras instituições e empresas privadas. Segundo balanço feito pelo ex-presidente da Câmara Municipal, o projeto atendeu 7 bairros da cidade e beneficiou 8500 famílias carentes da Ilha com sopão reforçado e sorteio de prêmios. Parintins é um dos 25 municípios do Amazonas com maior índice de desnutrição.
Juscelino e Nega
Principais nomes da oposição parintinense, e vice-líderes nas pesquisas de intenções de voto, atrás de Bi Garcia, que aparece na primeira colocação, Juscelino Manso e Nega Alencar podem se unir em uma única chapa para enfrentar o atual prefeito nas urnas em 2020. Ambos vêm se articulando com outros partidos e na Capital do Estado. A dupla postou fotos nas redes sociais juntos com a legenda: “Vamos a luta em 2020”.
Juscelino e Nega II
Juscelino na última pesquisa de 2019 aparece empatado com Bi na zona urbana, alguns pontos a frente da vereadora Nega Alencar (PSD). Já na zona rural – Nega afirma ter melhor desempenho do que na cidade. A união dos dois na disputa pode ser uma grande ameaçada ao projeto de Bi Garcia de chegar ao quarto mandato no poder da Terra do Boi-Bumbá. Agora, se a união de fato acontecer, resta saber quem seria o Vice na chapa da oposição. Lembrando… Juscelino não quer ser vice, Nega também não… mas aceitaria se ordem viesse da direção estadual do PSD, porém acredita – “que seu cavalo está alçado”.
PSC Mulher
A professora Keyla Nogueira, que coordena a Seduc em Parintins, assumiu a presidente do PSC Mulher na Ilha, o partido do governador Wilson Lima. A educadora que ficou conhecida como militante de movimentos sociais em defesa dos direitos da classe dos educadores, afirmou: “essa é mais uma bandeira levantada em prol das mulheres, que assim como eu, lutam diariamente pela conquista de um espaço social mais digno e mais justo no qual possamos contribuir e retribuir a uma sociedade igualitária”.
PSC Jovem
O partido de Wilson Lima é dirigido em Parintins pelo empresário Dodó Carvalho. A legenda deve lançar candidaturas jovens para a Câmara Municipal de Parintins na eleição deste ano. Na juventude do partido se destaca Carlos Cid, de 21 anos, que vem fortalecendo sua pré-candidatura. Em 2019 o estudante realizou ações sociais e participou de projetos de apoio ao esporte local.