Na Ufam Juscelino Manso palestra sobre violência e prevenção da saúde em território indígena
28 de novembro de 2019AGLTPIN realiza Gaymada Solidária no dia 07 de dezembro em Parintins
28 de novembro de 2019Parintins (AM) – Os jornalistas Júnior Cabral, Yandrei Farias e Fábio Modesto foram convidados a apresentarem seus respectivos produtos audiovisuais de Trabalho Conclusão de Curso – TCC, na segunda Jornada de Folkcomunicação, que teve início dia 25 de novembro, na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas – Campus Manaus.
Os documentários Festa dos Marujos de Freguesia do Andirá, de Júnior Cabral, Recomendadores de Almas, de Yandrei Farias, e Sob a benção da Virgem do Carmo, de Fábio Modesto, foram exibidos durante o evento na capital. Além disso, os pesquisadores participaram de mesa redonda, discutindo sobre a produção e a importância do registo audiovisual de manifestações folclóricas da Amazônia.
Para o jornalista Júnior Cabral, os documentários nasceram com o objetivo de divulgar manifestacões culturais do interior do estado. “Contamos histórias, mostramos a vida, a crença, o modo de vida de grupos, comunidades e mostramos o quanto o poder da fé é capaz de motivar um povo em torno de festas de santo. Nosso objetivo foi divulgar manifestações e mostrar o quanto nossa Amazônia é gigantesca em área territorial e cultural”, disse o jornalista.
A Folkcom é uma evento que evidencia a teoria genuinamente brasileira de Luiz Beltrão, denominada Folkcomunicação, criada em 1960, com objetivo compreender a forma de comunicação realizado por grupo “marginalizados”. O evento teve início em Manaus, dia 25 à 27, e de 28 à 29 será realizado em Parintins, e conta com grandes nomes de pesquisadores na área de comunicação como Luiz Ferrareto e Fábio Corniani.
Assessoria de comunicação