Corpo de homem é encontrado em casarão no centro de Parintins
26 de novembro de 2019Homem é baleado em Parintins
27 de novembro de 2019A acadêmica Ana Maria Taveira Xavier (do curso de matemática da UEA Parintins) desenvolveu a pesquisa a partir da “Construção de um sinaleiro como recurso tecnológico de inclusão de alunos surdos na Licenciatura em Matemática”. Sob orientação do professor MSc. Manoel Fernandes Rendeiro “o diferencial da plataforma é que funciona sem o aporte de internet, além de ser acessível em qualquer celular”, destacou Rendeiro.
O objetivo da pesquisa foi desenvolver um Sinalário (dicionário de sinais de LIBRAS), dentro das perspectivas de construção dos softwares educacionais investigativos para ser usado como um recurso tecnológico de inclusão dos alunos surdos na Licenciatura em Matemática.
Para Ana Maria é fundamental evidenciar como a tecnologia digital pode ser usada para melhorar o processo de formação educacional superior de matemática para acadêmicos surdos. “Estabelecemos uma base de imagens/vídeos, de sinais de LIBRAS, para uma disciplina específica do curso de Matemática, dentro de um ambiente de programação para aplicativos móveis. Dessa forma alcançamos o objetivo da pesquisa que almejava a construção de um software com finalidade educacional”, disse.
Na banca de avaliação o professor MSc. Marlon Jorge enalteceu o resultado da pesquisa e destacou que embora seja um protótipo, em seu caráter técnico, que possa continuar a contemplar e facilitar à aprendizagem do surdo nesta área.
Texto: Assessoria de Imprensa da UEA Parintins