Aberta inscrição para os Jogos Escolares de Parintins
17 de outubro de 2019Wilson Lima confirma novo Prosai em Parintins
21 de outubro de 2019
A celebração dos 106 anos do Boi Caprichoso foi marcada por missa em ação de graças, apresentação da Diretoria Executiva, nomeação dos membros do Conselho de Arte e hasteamento do pavilhão, no curral Zeca Xibelão, em Parintins, na manhã deste domingo, 20 de outubro. O presidente do bumbá, Jender Lobato, anunciou uma grande festa para o lançamento do tema Caprichoso 2020, no dia 09 de novembro.
Por motivo de tratamento de saúde de uma filha, o vice-presidente Karu Carvalho não participou do evento. Antes do início da missa em ação de graças, celebrada pelo padre Benedito Teixeira, com a participação de sócios e torcedores, o Boi Caprichoso chegou ao curral Zeca Xibelão, ao som da Marujada de Guerra, em uma pequena procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Carmo, conduzida pelo presidente do Conselho de Artes, Ericky Nakanome.
A celebração abençoou os trabalhos dos novos diretores e conselheiros de artes para a arrancada do Boi do Caprichoso rumo ao título de campeão do 55º Festival Folclórico de Parintins, em 2020. Durante o momento da homilia, o padre Benedito Teixeira, sócio do bumbá, falou da responsabilidade e do compromisso do Boi Caprichoso, em defender a Amazônia, os povos, os ribeirinhos e as minorias. O sacerdote lembrou da origem religiosa do festival de Parintins.
Jender Lobato enumerou os resultados da atuação da nova gestão do Caprichoso como a negociação de dívidas com credores, proteção do patrimônio do boi, com a suspensão de leilões, normalização da energia elétrica do curral, reunião com alguns patrocinadores do festival de Parintins para a elaboração de planejamento estratégico, e pagamento de vigias, com recursos oriundos da cobrança de aluguel de materiais artísticos.
O presidente assegurou um boi cada vez mais forte, com vitórias. “Isso que a nação azul e branca espera. O mesmo clima que nos uniu, com a nossa aclamação, eu quero levar daqui para frente. Defendemos o nosso boi, a cultura e a arte para estarmos aptos a receber novos recursos. Tenho certeza que essa união fará com que o Caprichoso seja um boi que nos encherá de orgulho, com um grande espetáculo em 2020, para sermos campeão”, frisou Jender.
Sócio fundador, Frank Bi Garcia enfatizou que cresceu em um reduto tradicional do bumbá, na Rua Rio Branco, onde acompanhou boa parte da história do boi. “Hoje, como prefeito pela terceira vez, procuro me dedicar muito para proteger esse patrimônio cultural do Brasil que é uma mola propulsora para a nossa economia. A cultura do boi-bumbá é o nosso maior atrativo turístico, oferecido à sociedade brasileira e internacional”, ressaltou o prefeito de Parintins.
Por Assessoria Caprichoso