Movimento Marujada promove festa de 106 anos do Caprichoso
21 de setembro de 2019Garoto do interior do Amazonas faz próprios brinquedos com barro
21 de setembro de 2019Texto: Assessoria de Imprensa do Bumbá
O Boi Garantido, o maior campeão da história do Festival de Parintins anunciou o tema
“Somos o Povo da Floresta” para o Festival Folclórico de Parintins 2019. A festa de anúncio aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), no Centro Administrativo do Bumbá na Cidade Garantido. A programação contou com a participação da diretoria, comissão de arte, itens oficiais, imprensa e demais setores do boi de Lindolfo Monteverde.
Segundo o presidente Fábio Cardoso e Messias Albuquerque, vice-presidente, o tema 2020 é um verdadeiro manifesto em favor daqueles que realmente conhecem a Amazônia. De quem todos os dias enfrenta as dificuldades e com vence com a sabedoria que lhe é peculiar, sempre com respeito a Floresta. “O Garantido vem fortalecido com uma vitória consagradora em 2019, e sem sombra de dúvidas, está mais preparado para vencemos pela trigésima terceira vez. Falamos isso pelo sentimento de aperfeiçoamento de um boi absolutamente vitorioso, unido e com um tema espetacular”, destacou Fábio Cardoso.
“Garantido é sempre atual. Volta as suas grandes apresentações falando sobre a Amazônia, sobre os povos que vivem na floresta. Tenho certeza que é um novo momento. O garantido é o farol deste festival. É o Garantido que aponta o futuro da festa. E vamos inaugurar em 2021 novo estilo de se apresentar. E nada melhor que começar com um grande tema como este”, disse Júnior de Souza.
SOMOS O POVO DA FLORESTA
Nós, homens e mulheres do BOI-BUMBÁ GARANTIDO, herdamos do nosso fundador, Lindolfo Monteverde, a celebração da vida.
A floresta e seus povos estão em todos nós. Essa percepção profunda a respeito da vida, traduz a nossa visão de mundo que se manifesta pela arte encarnada, inclusive a arte de viver.
A dança, a poesia, a música, o teatro, a pintura, os adereços, as fantasias, as alegorias, a paixão e a fé do povo da Baixa de São José reafirmarão, no espetáculo artístico de junho próximo, que somos seres diferentes e, ao mesmo tempo, iguais viajantes da mesma nave planetária, em cujo comando está a mãe natureza.
Somos o povo da floresta não só pelo fato de a habitarmos, mas porque reconhecemos que ela possui a sabedoria que todos os seres vivos, inclusive os humanos, necessitam para manter-se nesta jornada planetária.
Esse é um desafio que vamos
superar com luta na forma de alegria!
AGUARDEM! O GARANTIDO VAI RESSOAR, PARA O UNIVERSO, AS VOZES DA FLORESTA.