Amazonastur retoma ações para melhorar turismo na Serra da Valéria
26 de agosto de 2019Relatos Caboclos: pegadas gigantes assustam moradores da Gleba de Vila Amazônia
26 de agosto de 2019
Três vereadores do município de Barreirinha (distante 331 km da Capital do AM) compareceram na semana passada na sede da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Amazonas (IPHAN), em Manaus, com objetivo de solicitar informações sobre a situação dos Bois-Bumbás Touro Preto e Touro Branco no registro do Complexo Cultural do Médio Amazonas e Parintins.
Um deles foi o vereador Evandro Belém (PL). Segundo o parlamentar, embora o pedido de reunião não tenha sido protocolado, o IPHAN prestou informações sobre a tramitação dos ofícios 090/2019 e 112/2019 (enviados pela Câmara Municipal de Barreirinha) anexados ao processo SEI n° 01450.006348/2009-11, remetidos a superintendência do órgão.
“O técnico em Antropologia do IPHAN/AM, Mauro Augusto Dourado Menezes, nos informou que está guardando o parecer da Diretoria do Patrimônio Imaterial do IPHAN/ SEDE, diretoria responsável pelo acompanhamento técnico e coordenação das ações concernentes ao Patrimônio Imaterial no Brasil, quanto a abrangência territorial do registro de Patrimônio Cultural”, relatou o vereador Evandro.
Processo de identificação
Por meio de nota, enviada ao PARINTINS PRESS, Mario Augusto Dourado Menezes ressaltou que a pesquisa para o registro fez um levantamento por amostragem das manifestações do boi-bumbá no Amazonas e após esse processo de identificação desse folguedo no Estado, estabeleceu-se um recorte territorial, delineando a paisagem de uma área cultural onde os estilos de Boi-Bumbá se manifestam com mais intensidade.
“Em outras palavras, vários municípios foram alvo da pesquisa, na etapa do levantamento, restando a esta Superintendência do Amazonas certificar aqueles que compõem a área cultural delimitada, em consonância com o parecer do Conselho Consultivo do, para fins de planejamento das ações de salvaguarda”, disse o técnico em Antropologia do IPHAN/AM.
Mario Augusto pediu a paciência e a compreensão aos vereadores para aguardar a manifestação da Diretoria de Patrimônio Imaterial do IPHAN sobre o assunto.
“Assim que, recebermos o parecer, encaminharemos aos requerentes a definição. Os senhores vereadores, foram orientados quanto a importância do agendamento de reuniões com antecedência para melhor atendê-los. Ao final da conversa, foi informado o e-mail e contato telefônico do senhor vereador Evandro Cesar da silva Belém, definindo-se que o mesmo é o ponto focal para comunicação sobre o assunto. Ficamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas”, assegura Dourado Menezes.
Os vereador Evandro Belém, George Adilson Beltrão Tavares, e Eliete do Carmo Beltrão Castro compareceram na sede do IPHAN-AM no dia 19 de agosto