Polícia Militar apreende jovens e adolescentes com armas caseiras em Maués
23 de julho de 2019Vôlei de Praia do JEAs chega ao fim com grande participação do interior
24 de julho de 2019A grande reportagem foi avaliada pelos Professores Doutores: Adelson Fernando e Soriany Neves
Com a grande reportagem intitulada “A seca e os Impactos Socioeconômicos no Distrito do Caburi, Parintins, Amazonas”, os acadêmicos de Jornalismo, Arcenildo Souza, Alberth Piedade e Stephany Farias, conquistaram nota máxima no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que foi defendido no dia 02 de julho na Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins.
A reportagem, orientada pelo professor Dr. Carlos Barros Monteiro, tem duração de 20 minutos e apresenta os impactos socioeconômicos enfrentados pelos moradores da localidade no período da estiagem. Caburi fica distante 55 quilômetros da cidade de Parintins, e tem cerca de 5 mil habitantes, segundo dados do IBGE.
De acordo com Alberth Piedade, eles optaram por esse tema porque os problemas ocasionados pela cheia do rio tem se agravado nos últimos anos, como o trafego de embarcações de recreio, o escoamento da produção rural, além do transporte de estudantes e pacientes.
“É um problema que não tem solução concreta, então as autoridades e os moradores buscam soluções para essa questão. Uma das alternativas seria a construção de uma estrada no Monte Sinai, criar um porto na região ou fazer um processo de dragagem (escavamento do rio)”, relatou o jornalista.
A ideia de fazer a grande reportagem surgiu após uma conversa com o Dr. Carlos Barros Monteiro, professor do curso, que orientou o trio a escolher uma temática mais familiarizada com realidade do município. “Como somos moradores do Caburi, conhecemos a região e sabemos dos problemas enfrentados, optamos em fazer uma grande reportagem sobre a seca. Eu, o Arcenildo e Stephany vemos em nosso trabalho uma relevância social e acreditamos que isso vai trazer um retorno positivo para o Distrito”, ressaltou Alberth Piedade.
Para desenvolver o trabalho os acadêmicos procuraram especialistas da área e moradores da região para que pudessem apresentar soluções para a questão, sem trazer tantos danos ao meio ambiente, com a intenção de melhorar a qualidade de vida das pessoa daquela localidade.