Nove são detidos durante operação contra o tráfico em Parintins
26 de junho de 2019O Estado do Estádio Abandonado de Parintins (Por Juscelino Melo Manso)
27 de junho de 2019O governador do Amazonas, Wilson Lima, reinaugurou, na manhã desta quarta-feira (26/06), o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). Durante a reinauguração, Wilson Lima ressaltou a importância dos investimentos na educação para desenvolvimento do interior do Estado anunciando a entrega de escolas de tempo integral nos municípios de Lábrea, Nova Olinda do Norte e Presidente Figueiredo.
Com a recuperação do Ceti e de outras 19 unidades de ensino da rede estadual no município, o Governo do Amazonas já investiu cerca de R$ 2 milhões somente na melhoria de escolas em Parintins, em seis meses. O prédio do Ceti, inaugurado em julho de 2011, nunca tinha recebido intervenções diretamente na estrutura. Os trabalhos de recuperação e manutenção iniciaram em março deste ano, com reparos emergenciais por conta de rachaduras nas paredes.
Segundo o governador, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) está trabalhando para entregar mais escolas de tempo integral no segundo semestre e devem iniciar já em julho. “Nós vamos inaugurar, já no mês de julho, outras escolas de tempo integral nos municípios de Lábrea, Nova Olinda do Norte, Benjamin Constant e Presidente Figueiredo e, em todas elas, eu faço questão de estar acompanhando”, afirmou.
Ao lado do secretário de Estado de Educação, Luiz Castro, da primeira-dama, Taiana Lima, e da líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada estadual Joana D’Arc, o governador destacou a importância de investir nas melhorias estruturais das escolas, que desde o início do ano passam por reparos, obras e manutenções preventivas.
“O Governo do Estado está fazendo um investimento muito grande na área de educação. Eu vim aqui porque entendo a importância do que é realizado nesse espaço. O que está sendo feito aqui de investimento, de melhoria na qualidade do ensino, não é para nós. É para preparar vocês para a vida”, disse Wilson Lima se dirigindo aos alunos do Ceti que estavam presentes na solenidade, que também contou com a participação do prefeito de Parintins, Bi Garcia, o presidente da Aleam, Josué Neto, e mais sete deputados estaduais e vereadoras.
Recuperação – Segundo o secretário de Estado de Educação, Luiz Castro, a intervenção imediata no Ceti representa o compromisso da nova gestão com a melhoria da qualidade do ensino. “Parintins sempre teve uma educação na melhor média nos municípios do nosso Estado. Nós queremos que a reinauguração desse Ceti represente também nosso compromisso e de professores, pedagogos, servidores, dos alunos e das famílias para que Parintins seja cada vez mais brilhante na educação”, ressaltou.
O Ceti Deputado Gláucio Gonçalves atende 820 alunos dos ensinos Fundamental e Médio. A unidade foi a primeira em modelo de tempo integral construída para atender o interior do Estado, com diferencial na estrutura e no uso da tecnologia, que inclui salas de aula equipadas com lousas digitais.
Para que os alunos não ficassem sem aulas durante a execução dos trabalhos, eles foram realocados pela Seduc-AM no prédio da Escola Estadual de Tempo Integral Brandão de Amorim.
Educação de Qualidade – Saiu do Ceti uma comitiva de estudantes que representou o Brasil no 8º Torneio Internacional de Jovens Matemáticos em São Petersburgo, na Rússia, em 2016. Neste mesmo ano, a escola conquistou nove medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG).
Para a estudante Manuela Matos, 15 anos, atleta e medalhista em olimpíadas científicas como de matemática e astronomia, as melhorias no Ceti representam um incentivo para estudar e realizar atividades além da sala de aula. “Uma estrutura boa para um aluno é fundamental. O benefício de uma escola bem estruturada gera o que tem aqui no Ceti: alunos medalhistas, não só no esporte como em outras modalidades. Agora, vamos ter um auditório melhor do que tínhamos antes, as salas de aula mais preparadas, tudo isso é incentivo”, comentou.
A gestora do Ceti, professora Cristiana Oliveira, que há anos solicitava os serviços de intervenção na escola, destacou o momento de felicidade. “A escola foi revigorada totalmente. Desde as salas, pisos, rachaduras nas paredes, teto. Temos um auditório expansivo para toda a comunidade e agora será entregue novamente, assim como nas salas de aula e também melhorias na parte esportiva. Estou muito emocionada porque foi uma luta de todos nós professores e coordenadoria”, concluiu.
Texto e fotos: Secom – AM