Garantido anuncia toadas do CD 2019: confira a lista das composições escolhidas
6 de janeiro de 2019Proprietários de veículos com placas final 1 têm até o dia 31 para garantir desconto de 10% no pagamento do IPVA
7 de janeiro de 2019As obras, do torcedor apaixonado, serão feitas em parceria com o Conselho de Artes do Boi
O fotógrafo Wigder Frota, natural do Rio de Janeiro, que mora há 32 anos em Nova Iorque (EUA), onde também trabalha com investimentos imobiliários, anunciou que vai lançar três livros fotográficos sobre as apresentações do Boi Caprichoso no Festival Folclórico do município de Parintins-AM (distante 369 km de Manaus). O evento cultural, reconhecido mundialmente, é disputado entre o Caprichoso e o Bumbá Garantido, no último fim de semana de junho, na arena do Bumbódromo.
As obras, do torcedor apaixonado, serão produzidas em parceria com o Conselho de Artes do Boi. “O textos das minhas fotos dos festivais de 2017, 2018 e 2019, serão escritos pelos conselheiros Ericky Nakanome, Simão Assayag, Larice Butel, Ronaldo Barbosa e Edvander Batista. A ideia é lançar os livros, um em cada data, na Ilha Tupinambarana, até o final do ano”, relata Frota.
O profissional, que tem dupla cidadania (brasileira e americana), começou a fazer os primeiros registros em 1986. Wigder há 29 anos cobre o carnaval carioca e há dois anos o Festival de Parintins.
De acordo com ele o primeiro livro, “A Poética do Imaginário Caboclo”, do Festival 2017, deve ser lançado no primeiro semestre do ano, no mesmo período do lançamento do CD/DVD do Touro Negro. A segunda obra, do Festival 2018, “Sabedoria Popular: Uma Revolução Ancestral”, está prevista para junho. Já o terceiro livro, “Um Canto de Esperança Para a Mátria Brasilis”, do Festival 2019 (que ocorre nos dias 28, 29 e 30 de junho), deve ser lançado até o mês de dezembro.
Paixão
O fotógrafo conheceu Parintins em 2017 e automaticamente se apaixonou pela cultura da cidade, principalmente pelo Caprichoso. “A energia dele me emocionou, me contagiou de maneira sobrenatural. Hoje em dia falo mais de Boi do que carnaval e para aonde vou no mundo levo a camisa do Caprichoso para tirar fotos. É um amor inexplicável, esses livros são uma forma de agradecer por tudo que o Bumbá e Parintins me proporciona”, declara Wigder.
Frota, está no Oriente Médio, e retorna nesta segunda-feira, 07, para Nova Iorque, após passar três semanas viajando pela Etiópia, Egito, Jordânia e Israel, para documentar o povo e a história desses países. O fotógrafo chega em Parintins no final deste mês para acertar os detalhes da produção das obras com a diretoria e Conselho de Artes do Caprichoso.
Recentemente Wigder documentou o Festival do Sairé, em Alter do Chão, no município de Santarém (PA) e também cobrirá esse ano os festivais de Barcelos (AM), Mocambo (AM), Juruti (PA), Manacapuru (AM) e Boa vista (RR). O profissional revelou a reportagem do PARINTINS PRESS que daqui a três anos pretende lançar o livro “Região Norte, Coração Cultural do Brasil”, obra sobre as manifestações culturais da maior região do país em densidade demográfica.
Veja o vídeo gravado por Wider Frota na Jordânia