Parintins: rompimento de tubo no centro pode deixar cidade sem abastecimento de água
17 de outubro de 2018Professora mata Adolescente de 13 com tiro de espingarda no Distrito de Ariaú no município de Barreirinha
19 de outubro de 2018A arquitetura da escola, que contribui para formar cidadãos, retrata o período colonial
Parintins, município distante 369 km de Manaus, foi colonizado por portugueses, e esse legado pode ser notado em vários prédios históricos que ficam localizados nas primeiras ruas da Ilha Tupinambarana.
Uma das mais antigas estruturas da cidade é o prédio da Escola Estadual Araújo filho. A instituição de ensino localizada na rua Ruy Barbosa, centro, atende crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Antes o local já foi residência de Pedro Cordovil, depósito de armas e sede da Câmara Municipal.
Para historiadora Irian Butel, o Araújo Filho é o único prédio centenário da cidade que recebeu uma reforma via governo do estado.
“A reforma não contemplou as exigências para que o processo de tombamento do edifício fosse reconhecido, completado, mas foi importante para manter preservada uma parte da história do município”, relata Butel.
De acordo com a historiadora, poucos prédios antigos são preservados na cidade, e com o tempo edifícios são demolidos para dar espaço a novas estruturas.
“A arquitetura retrata a assinatura de uma época, muito importante para que a gente reconheça o processo de urbanização da cidade’’, destaca Irian.