Festa da Padroeira de Parintins começa nesta sexta-feira; confira os preparativos do evento
6 de julho de 2018Jovem é preso após esfaquear ex-sogro
10 de julho de 2018A Secretaria Municipal de Saúde intensifica a vacinação contra sarampo e poliomielite, por conta de suspeita de casos no município.
A incidência de casos de sarampo e poliomielite no Estado do Amazonas preocupa a população parintinense, que procura com mais frequência os postos de saúde da cidade.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), este ano já foram notificados 15 casos suspeitos de sarampo em Parintins (distante 369 km de Manaus). Desse total 5 foram descartados e 10 estão em investigação. A Semsa intensifica a vacinação contra as duas doenças.
Entre 2016 a 2017 o alcance vacinal do sarampo saltou de 58 para 92%, e da poliomielite aumentou de 58% para 86%. Mas ainda está abaixo da meta do Ministério da Saúde, que é de 95% do público-alvo.
“Com esses casos evidentes em Manaus, nós realmente fortalecemos as ações e intensificamos as orientações nas unidades básicas de saúde. Convidamos que a população procure a s UBSs e realize a vacinação para ficar imunizada” informa o secretário municipal de saúde, Clerton Florêncio.
Prevenido, o veterinário Otacílio Ferreira Neto trouxe toda a família para se vacinar no posto de saúde Dr. Toda, no centro da cidade.
“Sabemos da incidência novamente dessas doenças, que até então estavam erradicadas, por isso a gente veio com a família atualizar nossa carteirinha de vacinação. Prevenir é o melhor remédio” relatou Otacílio.
A atleta Sueane Almeida, mãe do pequeno Levy, de nove meses, sabe bem da importância da vacinação e já procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) para vacinar o filho.
“A gente se preocupa, para não acontecer nada de mal eu trouxe ele”, declara a jovem.