Estrelinha conquista título do Festival dos Bois Mirins 2018
25 de junho de 2018Festival de Parintins: Militares chegam de Manaus para reforçar segurança do evento cultural
26 de junho de 2018Bumbá irreverente defendeu este ano o tema “Resistência Cuuuuutural no Salto e na Caça a Anaconda Ancestral”
O Boi Boiola se apresentou na noite de sábado, 23, na área externa do porto de Parintins (município distante 369 km de Manaus). O bumbá da cor rosa e da flor na testa divertiu o público com irreverencia, alegria e criatividade.
“É um evento foi maravilhoso e é mais um atrativo para os visitantes que vem prestigiar o nosso festival ” disse a estudante de jornalismo Stephanie farias.
Há 14 anos a apresentação do Boi Boiola ocorre no período do Festival Folclórico e já se tornou tradição na Ilha Tupinambarana. A agremiação também busca conscientizar a população na luta contra a homofobia.
“Quatorze anos de luta e muita garra levantando a bandeira em favor ao nosso grupo LGBT. Ficamos felizes em saber que a população entendeu que queremos mostrar que todos nós somos iguais, não tem distinção de cor, raça, de nada” declara o presidente do Boi Boiola, Tarcísio Gonzaga.
Festa
Após o verso da ‘Ama do Boy’ a ‘Garota Grelhação’ foi a primeira item a evoluir no palco. Durante o ritual surgiu a cunhã poranga Suzy Sullivan, que se despede este ano do item.
“Estou superorgulhosa da minha trajetória no boi. Missão cumprida, deixo de ser item, mas a amizade continua com todos do nosso amado Boi Boiola”, afirma a cunhã-poranga Suzy Sullivan.
A porta estandarte do bumbá, conhecida como Perola Negra de Tapajós, surgiu na celebração folclórica. A noite marcou a estreia da rainha do folclore ‘Dandara Benoliel Assayag Tupinambá’, que foi anunciada durante a figura típica regional em homenagem a Miss Brasil.
“Foi um momento extasiante. Esse público contagiante me fez dançar e dar o meu melhor. No Boi Boiola a gente mostra o que a gay parintinense tem, para dizer pra todo mundo que nós estamos vivos e o preconceito vai morrer” disse a rainha do folclore.
No auto do boi surgiu a sinhazinha da fazenda. O evento encerrou com a apoteose dos itens, com bastante animação.