Sem infraestrutura: Ambulância fica atolada no bairro Pascoal Allágio, em Parintins
24 de maio de 2018Convênio de mais de R$ 3 milhões para reforma do Bumbódromo é assinado
30 de maio de 2018Com a obra parada há 5 anos, o pouco que foi construído está se perdendo com o tempo. Os moradores desta área da cidade querem saber o que aconteceu com o recurso destinado para o projeto
A orla dos bairros União e Paulo Corrêa, as margens do Lago Macurany, era para ser um dos cartões postais mais bonitos de Parintins (município distante 369 km de Manaus). O local teria praça de alimentação, lanchonetes e área de lazer, mas nada disso foi construído. O cenário é de abandono.
A obra do Governo do Estado iniciou em setembro de 2012 e o prazo para ficar pronta era de 10 meses. Do projeto original milionário apenas a concretagem e calçamento do complexo de escadarias foram iniciados.
Os moradores e trabalhadores desta área querem saber por que a orla não foi concluída e o que aconteceu com o recurso destinado para a obra.
“Eu entendo assim, que o dinheiro público é uma brincadeira pra eles, porque pegam o dinheiro e jogam tudo fora, sem dá uma explicação pra quê”, disse indignado o pescador Josimo Souza, que aporta seu barco na orla.
Desmoronamento
Com a obra parada há 5 anos, o pouco que foi construído está se perdendo com o tempo e ali até acidentes com crianças e idosos tem ocorrido. No início deste mês um menino de 7 anos, estava pescando no local, quando um trecho da orla inacabada desmoronou com a criança no lago.
“Meu filho ficou ferido e foi levado ao hospital para receber atendimento, graças a Deus que não sofreu nenhuma fratura e não aconteceu o pior. Queria que o poder público desse uma providência, até porque as crianças do bairro e as que vem de barco do interior para a aula passam pela orla”, disse o autônomo Cleuton Printes, que vende churrasco nas proximidades do local.
Retomada
Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosb), cerca de 50% do total de dinheiro foi investido pelo Governo do Estado no projeto, e obra deve ser retomada ainda no primeiro semestre deste ano.
De acordo com a Semosb, o governador Amazonino Mendes (PDT) e o prefeito de Parintins Frank Bi Garcia (PSDB) definiram em reunião a liberação do restante de recursos financeiros do projeto para a reinício dos trabalhos.
A Secretaria ressalta que uma equipe de engenheiros verificou recentemente as condições da estrutura da escadaria que cedeu para elaborar uma intervenção com recursos da administração municipal e que o prefeito Bi Garcia se articula para manter o valor original do projeto, mesmo com o tempo de cinco anos de defasagem.
Esperança
Apesar de tanta demora os moradores dos bairros União e Paulo Corrêa ainda tem esperança de que um dia a obra seja concluída e traga benefício e lazer para a comunidade.
“Ainda sonho ver a nossa orla bonita, com toda a estrutura que nos prometeram em 2012. Infelizmente a realidade é triste, está feia e caindo cada vez mais”, declara Cleuton Printes.
Fotos: Melk Guerreiro