Prefeito de Parintins condenado a devolver R$ 219 mil na Justiça Federal
6 de março de 2018Escola de Artes do Boi Caprichoso iniciou as aulas nesta segunda-feira
6 de março de 2018De acordo com os servidores há cinco anos a prefeitura não efetua o pagamento. A perda salarial é de 28,81%.
Cerca de 250 servidores efetivos do município de Parintins estão há cinco anos sem receber o reajuste salarial da categoria, previsto em lei. O atraso fez com que dezenas de profissionais se mobilizassem em busca dos seus direitos.
Com cartazes e vestidos de preto, a primeira manifestação para chamar atenção do poder executivo, aconteceu quinta-feira, 01 de março, na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo.
“Estamos acumulando perdas, aqui tem pais de família, que lutaram, passaram num concurso público e não estão tendo seus direitos respeitados. A defasagem do nosso salário chega a 28,81%”, declara o servidor público municipal Amadeu Lopes.
O sindicato local dos servidores relata que desde 2013 tenta um acordo com a prefeitura de Parintins, mas até o momento, tudo não passou de promessas. A entidade suspeita que a verba do reajuste está sendo desviada para outras finalidades.
“Nós decidimos nos mobilizar pra mostrar que a categoria não está sozinha e nem desorganizada. É muito tempo de perda e até hoje não temos uma posição concreta de ninguém”, ressalta a servidora Jossinéias Farias.
Reunião
Após o ato público na Praça da Catedral, os manifestantes conseguiram uma reunião com vice-prefeito Tony Medeiros, na sede da prefeitura. No encontro poder executivo pediu um prazo de até 20 dias para dar um posicionamento sobre o pagamento.
“É normal as pessoas lutarem por seus direitos, não foi fácil trazer o nosso município a normalidade. As portas estão abertas para negociação e tudo que for possível fazer nós vamos fazer, beneficiando a todos, até porque eles são concursados e tem direito as suas reivindicações”, assegurou.
Enquanto o reajuste não sai, a categoria promete continuar mobilizada e não descarta a possibilidade de greve.