Bairros de Parintins
15 de março de 2018Garantido apresenta quadro artístico e promove Semana Vermelha
21 de março de 2018A internet infere na opinião de bilhões de usuários ativos, diariamente, e não pode mais ser ignorada quando se quer propagar uma mensagem, vender um produto, ou simplesmente resolver um problema. 3 em cada 5 pessoas buscam informações para necessidades imediatas na internet, antes de qualquer outra fonte. Se esse não é um argumento forte o suficiente para que seu próximo projeto ou negócio esteja, mesmo que parcialmente, focado nesse mercado, nada mais é.
A pergunta que vale milhões
Quando alguém me chega com uma ideia de negócio ou projeto, por menor ou mais simples que seja, eu sempre pergunto: “E como isso funciona online?” Normalmente esse alguém sempre tem a mesma resposta: “Ah, fazemos um site, pra divulgar… e só.” Isso me parte o coração. Mas pior ainda, isso aumenta exponencialmente as chances desse negócio ou projeto fracassar de forma monumental.
Vamos a um exemplo simples de como a internet normalmente é abordada por empresas e projetos, tentando atrair pessoas para visitar seus sites:
-
-
- Temos uma ideia incrível;
- Temos modelo de negócio com ótimo retorno em investimento;
- Construímos nosso sistema de vendas;
- Construímos nossa marca e o nosso ‘porque’;
- Divulgamos para o mundo através das nossas redes sociais e propagandas no Google;
- Esperamos por visitas no nosso site.
-
Esse é o modelo comum que praticamente todas as marcas e projetos usam quando pensam em criar sua rede através da internet. Aparentemente não há nada de errado com esse formato – e pra ser sincero, não há, ele funciona – mas abordar a internet como uma prateleira de vendas e colocar seu site como um pacote de um produto qualquer é um desperdício de potencial.
Imagine que a internet é um gigantesco campo aberto, onde você pode estar em vários lugares ao mesmo tempo e pode possuir quantos terrenos puder adquirir. Seu site é um pedaço de terra. Você pode construir o que quiser nesse local, proporcionar qualquer experiência que desejar, oferecer a solução para qualquer problema, vender qualquer produto, ensinar o que quiser e qualquer pessoa de qualquer lugar, a qualquer momento, pode te visitar. 24 horas por dia. 7 dias por semana. 365 dias do ano. E ainda há vários grandes centros urbanos com Bilhões de pessoas trafegando diariamente, conversando umas com as outras, espalhando mensagens e seguindo grandes tendências de informação.
As redes sociais.
Se visualizarmos a internet dessa forma, o formato de construção da sua rede fica assim:
-
-
-
- Temos uma ideia incrível;
- Construímos nossa marca e o nosso ‘porque’;
- Temos modelo de negócio com ótimo retorno em investimento;
- Consolidamos a experiência do nosso site;
- Construímos nossa presença online com contribuições significativas nas redes sociais;
- Vamos até as pessoas certas, oferecendo soluções em um ambiente seguro.
-
-
Marketing gratuito: conquiste parceiros
Se você utilizar o segundo formato e sua contribuição no seu nicho específico for significativa e verdadeira sua presença online se espalhará. A quantidade de informação e conteúdo que sua marca coloca no mundo virtual é diretamente proporcional ao alcance da sua mensagem. Logo, mais conteúdo = mais parceiros. Os visitantes das suas redes sociais irão compartilhar o que você disser; os usuários do seu site falarão aos amigos deles o que vocês fizeram de bom; todos que conversarem com sua empresa se sentirão valorizados e gratos pela sua ajuda; Deus-online, também conhecido como Google, te verá e te fará aparecer na primeira página das pesquisas; seu negócio crescerá sem fronteiras.
Há muito mais envolvido nas entrelinhas de ser bem-sucedido online, mas tudo começa com o verbo ‘existir’. Se ignoramos o que a internet é e o que ela pode fazer, ela nos castiga: Somos apagados – ou pior, nunca vistos.
Parece difícil, mas na realidade não é nada complexo. Antes de partir pra ação e focar em qualquer coisa que se julgue importante pro sucesso do seu projeto se pergunte: ‘Como isso funciona online’, coloque em prática o seu plano e veja a magia acontecer.