117 quelonios são apreendidos no Parque Nacional do Jaú.

Em atividade de fiscalização no dia 07 de outubro de 2025, uma equipe formada por servidores do ibama e icmbio abordaram uma embarcação que passava em frente a base fluvial do Parque Nacional do Jaú.

Durante a vistoria, disfarçado embaixo de produtos regionais que supostamente seriam comercializados em Novo Airão, a equipe encontrou 117 quelônios.

Após o flagrante, o infrator foi multado em R$ 585.000, a embarcação foi apreendida.

Os animais que foram considerados em bom estado de saúde por especialistas foram soltos imediatamente na própria base.

A ação foi realizada durante monitoramento de áreas de manejo executado pelo Programa Quelônios da Amazônia (PQA) do Ibama.

O PARNA do Jaú é uma Unidade de Conservação Federal de proteção integral sob gestão do Instituto de Conservação Chico Mendes da Biodiversidade. Com 2,3 milhões de hectares afeta os munícipios de Novo Airao e Barcelos no Amazonas e Caracaraí em Roraima.

“A região é altamente relevante para a conservação da natureza na Amazônia. Não podíamos permitir que crimes ambientais ocorram no Parque Nacional. O Ibama e icmbio atuarão juntos e de forma intensa para impedir novas agressões à natureza”, afirma o Superintendente do IBAMA-AM, Joel Araújo.

Fonte: Divulgação IBAMA-AM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!